A Central de Atendimento (CAT), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou pesquisa anual de avaliação de serviços prestados,  alcançando aprovação de mais de 95% dos participantes. Com um total de 1.034 respostas ao formulário, 95,4% consideraram o atendimento como bom ou ótimo; regular atingiu 3,4%; 0,6% acreditam que o atendimento é ruim; e outros 0,6% avaliam como péssimo. A pesquisa foi realizada de 11 de abril de 2018 a 31 de janeiro de 2019 e possibilitou aos usuários apresentarem críticas, elogios e sugestões e responderem apenas as perguntas de seu interesse.

Por ser um dos canais de comunicação da UFJF com a comunidade, sendo responsável por atender o público interno, composto por alunos, terceirizados e servidores, e ao público externo, a pesquisa também quis saber se os usuários da CAT tiveram o retorno esperado sobre as demandas solicitadas. Neste parâmetro, entre 1.033 respostas, 87% foram totalmente satisfatórias; 9,6% foram resolvidas parcialmente; e 3,4% não obtiveram o retorno esperado.

O ambiente físico também foi avaliado: quanto à localização, à acessibilidade; e ao asseio e ventilação. No primeiro quesito, 980 pessoas afirmam ser de fácil acesso; 41 discordam; e 11 não souberam opinar. Em relação à acessibilidade, 948 participantes apontam o ambiente como acessível e adequado às necessidades dos usuários; 44 discordam; e 39 não souberam responder. Sobre asseio e ventilação, 942 consideram o ambiente limpo e arejado; 56 discordam; e 34 não opinaram.

Relação humanizada

De acordo com o coordenador da CAT, Mauro Eduardo Leopoldino, o ponto forte da Central é o afeto com que os funcionários e os bolsistas são treinados para oferecerem os melhores atendimentos. “O nosso grande diferencial é a relação humanizada com os nossos bolsistas. Eles fazem parte dos mais variados cursos de graduação da nossa Universidade, sendo que seis deles são exclusivos do projeto de Treinamento Profissional (TP) Inclusivo em Libras. Todos eles passam por treinamento inicial e anualmente tem um treinamento de reciclagem e troca de conhecimento.”

“Eu  acho que esse é um sinal de reconhecimento do público ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Hélder Dalamura, antigo gestor do espaço, e que tem sido continuado pelo Mauro Leopoldino”, afirma o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra. Ele acredita que este é o resultado de um trabalho coletivo que se estende  por todos os técnico-administrativos em educação (TAEs), terceirizados e bolsistas que mostram que a criação da CAT, há muitos anos atrás, foi um caminho acertado e que contribui decisivamente para a construção de uma boa imagem da UFJF.

A pesquisa é uma amostra de dados coletados por abordagem de alunos, professores, TAEs, terceirizados e público externo em geral que teve algum tipo de atendimento realizado junto à Central. Procura identificar os aspectos que o público alvo considera satisfatórios e permite identificar pontos fracos e fortes do atendimento oferecido.

A pesquisa, que é realizada por documentos do Google, já está disponível para avaliação e pode realizada neste link.

CAT

A Central de Atendimento é um setor vinculado à Diretoria de Imagem Institucional, que realiza o contato mais próximo com a comunidade acadêmica, funcionários terceirizados, servidores e comunidade externa.

Localizada no prédio da Reitoria, do campus de Juiz de Fora, possui a função intermediadora, centralizando e facilitando os atendimentos presenciais de outros setores da Universidade. Resolve as demandas preponderantemente de forma presencial, mas também por telefone e e-mail. Para conhecer o manual com as informações e Carta de Serviços prestados clique aqui.

Outras informações: (32) 2102-3911 (Central de Atendimento (CAT)

faleconosco@ufjf.edu.br