Cerca de 22 mil voltam às aulas a partir de 11 de março (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia mais um semestre letivo na próxima segunda-feira, 11 de março. Logo após o Carnaval, a instituição recebe mais de 22 mil alunos de graduação e de pós-graduação, com recepções aos calouros nos dois campi. Os corredores das unidades acadêmicas voltam a ficar movimentados com a abertura do calendário acadêmico de 2019.

Mais de 2.600 novos universitários confirmaram matrícula em Juiz de Fora e em Governador Valadares. Os calouros, de origens e perfis diversificados, serão recebidos por integrantes da administração acadêmica com evento de apresentação à Universidade e atrações culturais ao ar livre nos dois campi, como acontece desde 2017.

No dia 12, calouros e veteranos estão convidados à recepção no campus sede, na Praça Cívica, das 17h às 19h. Além das boas-vindas dadas pelo reitor Marcus David e por representantes do Conselho Superior (Consu) da UFJF, haverá, também, a distribuição de uma cartilha sobre a Ouvidoria e sobre as principais dúvidas que os novos alunos têm sobre a Universidade. As Guerreiras de Clara serão as responsáveis pela apresentação cultural. O bloco homenageia a intérprete mineira Clara Nunes.

O campus avançado, por sua vez, terá acolhimento próprio no dia 18, também com boas-vindas do reitor e orientações acerca do funcionamento da instituição. A cerimônia está marcada para ter início às 10h.

Nas vésperas do início de mais um período, o reitor Marcus David celebra a escolha dos novos alunos pela UFJF e deseja que a instituição seja o palco de aprendizados nos âmbitos acadêmicos e pessoais para seus novos integrantes. “A Universidade sente-se muito feliz de tantos estudantes terem a escolhido. Estamos cada vez mais comprometidos com esses estudantes, para que eles tenham os melhores dias de suas vidas aqui na nossa Universidade. Desejo que possam ser felizes em todas as dimensões, não só nos aspectos do ensino, da pesquisa e da extensão, mas também a partir dos afetos, das relações, da convivência e do aprendizado de lidar com a diversidade e com a diferença, com fraternidade”, salienta.

É importante ter atenção às dicas de essenciais para alunos de outras cidades (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Portal do Estudante traz informações essenciais para o cotidiano dos novos calouros, como o funcionamento das bolsas e auxílios, da Biblioteca Universitária e notícias relevantes aos estudantes. O guia de sobrevivência para alunos que vêm de outras cidades também oferece dicas essenciais para os primeiros dias de UFJF dos aprovados advindos de outras cidades.

O retorno às aulas também marca a volta do horário normal de funcionamento dos setores da Universidade, bem como a normalidade das linhas de ônibus que passam pelo campus sede.

Oportunidades para ingressar na Universidade

O início do semestre pode reservar boas surpresas para quem ainda nem se imagina dentro da UFJF em 2019. Os cronogramas de reclassificações do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) preveem divulgações de novos editais até o dia 23 de abril. As datas das matrículas presenciais podem sofrer alteração.

Os candidatos esperançosos pela aprovação podem se preparar, checando a relação de documentos necessários para a matrícula presencial. Também é importante entender o funcionamento das reclassificações, as quais ainda voltam a acontecer no segundo semestre letivo de 2019.

Outras informações: (32) 2102-3911 – Central de Atendimento da UFJF