Cronograma de editais preveem entradas no primeiro e no segundo semestre (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou no último dia 15 de janeiro, o resultado final do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Nesta edição foram oferecidas 2.318 vagas em 72 cursos. A matrícula presencial dos aprovados para o primeiro semestre letivo aconteceu entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.

Entretanto, os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada ainda podem ter a chance de ingressar nos cursos desejados. Para isso, é preciso que acompanhem os editais de reclassificação do Pism – triênio 2016-2018.

Além de cinco editais de reclassificação para ingresso no primeiro semestre, há ainda 11 reclassificações para matrícula no 2º semestre. O primeiro edital foi divulgado no dia 13 de fevereiro e os próximos serão publicados entre os dias 20 de fevereiro e 27 de março. Já as reclassificações do Pism, para o segundo semestre de 2019, ocorrerão a partir do dia 5 de junho até o dia 21 de agosto, conforme cronograma disponível no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). As datas das matrículas presenciais podem sofrer alteração.

De acordo com a Cdara, é importante ressaltar que só há reclassificação de candidatos quando surgirem vagas decorrentes da não-confirmação da pré-matrícula on-line, da desistência de candidatos que fizeram a pré-matrícula ou do cancelamento de matrículas já realizadas no primeiro semestre.

Para o Pism, restando vagas no primeiro semestre letivo, a Cdara faz a antecipação dos candidatos aprovados para o segundo semestre, via editais de antecipação. Por isso, é essencial que, quem foi aprovado na chamada regular para ingresso no 2º semestre, acompanhe estes editais, pois sua entrada na Universidade pode ser antecipada.

Caso aconteça antecipações, haverá vagas disponíveis para ingresso dos candidatos da lista de espera no segundo semestre letivo. O preenchimento das vagas será feito por meio dos editais de reclassificação do 2º semestre, que ainda não foram divulgados, pois serão publicados a partir de junho, como consta no cronograma.

Para os cursos em que não há necessidade de antecipação dos candidatos, a reclassificação ocorrerá ainda no primeiro semestre. Sendo assim, recomenda-se que os interessados acompanhem todos os editais de reclassificação previstos no cronograma.

Reclassificação do SiSU 2019

Já o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi publicado no último dia 28 de janeiro. Nesta edição, a UFJF disponibilizou 1.331 vagas em 47 cursos para Juiz de Fora e em dez cursos para o campus da instituição em Governador Valadares.

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular e se inscreveram na lista de espera, ainda podem ingressar na instituição. Para isso, é preciso que os interessados também acompanhem os editais de reclassificação divulgados no cronograma. As datas das matrículas presenciais podem sofrer alteração. O primeiro edital foi publicado no dia 13 de fevereiro e os próximos serão publicados entre os dias 20 de fevereiro e 27 de março.

Outras informações: (32) 2102-3341 – Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)