UFJF é uma das poucas instituições do Brasil a oferecer este tipo de oportunidade (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O programa de Residência Docente, criado para valorizar a formação do professor, obteve 293 inscritos. A iniciativa ocorre por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e oferece especialização para docentes recém-formados em licenciaturas. Os candidatos vão participar de processo seletivo, com primeira prova marcada para o dia 17 de fevereiro de 2019. A disputa será por dez vagas em diversas áreas do conhecimento. Os participantes devem imprimir o comprovante de inscrição até 16 de fevereiro.

O programa de Residência Docente acontece pela primeira vez na história da UFJF, e a Universidade é uma das poucas instituições no Brasil a oferecê-lo. De acordo com a coordenadora do Fórum das Licenciaturas, Angélica Cosenza, a ação é capaz de fortalecer a profissionalização docente na medida em que permite uma imersão profunda no cotidiano escolar. “O residente vai desenvolver um trabalho em contato com alunos, professores e administração. Esse rol de atividades é um momento muito especial de potencialidade e alargamento de sua formação.”

Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, o saldo de inscritos é positivo, considerando se tratar de um programa completamente novo na UFJF. “O edital exige um perfil de candidato bem específico: é preciso se dedicar exclusivamente e ser recém-formado. O programa é inovador e por isso acreditamos que a procura foi alta.” De acordo com Amorim, a área de maior relação candidato por vaga foi a de Ciências Humanas, em História; seguido de Ciências Biológicas e Pedagogia.

O pró-reitor enfatiza ainda o papel da Universidade na formação continuada de professores para além da formação inicial. “Há o entendimento de que a Universidade precisa oferecer à sociedade profissionais do campo da educação que sejam muito bem capacitados na formação inicial. Com esse programa, a UFJF cumpre também seu papel no decorrer da carreira docente, na formação continuada, por meio de oportunidades formativas”.

Sobre o programa
Ao todo, nove professores vão desenvolver atividades no Colégio de Aplicação João XXIII, e uma bolsa será destinada a uma escola da rede municipal de educação infantil. A participação terá a duração de um ano, compreendendo o período de abril de 2019 a março de 2020. As atividades do profissional residente deverão ser cumpridas em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 horas semanais de atividades presenciais e extraclasse.

As vagas são destinadas a graduados em licenciatura, formados em até três anos da data de matrícula no programa, em qualquer instituição, pública ou privada. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: duas para Filosofia, Geografia, História ou Sociologia; duas para Ciências Biológicas, Física ou Química; uma para Matemática; uma para Letras – Língua Portuguesa; uma para Letras – Língua estrangeira (Inglês ou Francês ou Espanhol); uma vaga de Artes ou Música; e duas para Pedagogia ou Normal Superior ou Educação Infantil.

O processo seletivo será realizado em três fases, sendo uma prova objetiva, uma prova de redação, entrevista e análise de currículo. A seleção será feita por bancas compostas por professores do Colégio de Aplicação João XXIII, da Faculdade de Educação da UFJF e/ou de institutos e faculdades formadores de professores da Universidade.

(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação UFJF