Com uma proposta de conscientizar os terceirizados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobre as diferentes formas de assédio que podem acontecer nas relações de trabalho, a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), em parceria com a Ouvidoria Especializada, promoveu um evento para debater essas questões e orientar os trabalhadores a identificar e saber como agir nesses casos.

Durante a palestra, a ouvidora especializada da UFJF, Cristina Simões Bezerra, ressaltou que a proposta do encontro não era apenas discutir a questão do assédio a partir das relações de trabalho. “O objetivo é o de preparar vocês para situações que podem vir a ocorrer. É preciso ficarmos atentos a quais tipos de ações configuram o assédio moral e como pode ser tratado dentro das instituições”. Além disso, ela esclareceu a diferença entre assédio moral e sexual, explicando que o último, por se tratar de uma ação criminosa, requer outros cuidados, inclusive, o de acionar o Ministério Público.

De acordo com Cristina, a palestra com o tema do assédio nas instituições universitárias ocorreu a partir de pedido da Proinfra. “A importância não é apenas tratar tais questões entre os terceirizados da universidade. Falar sobre o assédio moral e sexual é uma forma de preparar esses trabalhadores para enfrentar tais situações. Este tema ainda é pouco trabalhado, geralmente pouco conhecido e, às vezes, pode ser confundido com  frases do tipo ‘Foi só uma brincadeira!’ ou talvez ‘A gente não se dá bem!’ ”, aponta.

Aproveitando o espaço, Cristina colocou a Ouvidoria Especializada à disposição dos trabalhadores para intermediar relações entre eles, fazer palestras, trabalhar este tema ou outros que digam respeito às ações afirmativas no sentido de construir relações mais saudáveis, democráticas e cidadãs dentro da UFJF.

De acordo com o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, a Proinfra administra um número grande de terceirizados e, desde 2018, passou a investir na política de qualificação deste grupo de trabalhadores. “Esta capacitação faz parte da série de cursos que temos disponibilizado aos funcionários terceirizados. Convidamos a Cristina Bezerra, por ter expertise nesse tema, e poder capacitar nossos funcionários. Dessa forma, todos teremos um ambiente de trabalho mais seguro, especialmente para o pessoal da conservação e limpeza, que soma mais de 300 pessoas, entre elas, um número significativo de mulheres”.

Outras informações:
Proinfra: (32) 2102-3712
Ouvidoria Especializada: (32) 2102-3380