Palestra abordou efeitos do assédio no ambiente profissional e na saúde da vítima (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“Conduta abusiva de natureza psicológica que atenta contra a dignidade psíquica da pessoa, de forma sistemática, frequente, prolongada que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras capazes de causar ofensa à personalidade.” Assim Teresa Cristina Marques, professora aposentada da Faculdade de Enfermagem, definiu o assédio moral no ambiente de trabalho, tema central do Ciclo de Debates sobre relações interpessoais e saúde no ambiente de trabalho.

O segundo encontro do ciclo, aberto a toda comunidade, foi realizado nesta quinta-feira, 21, no anfiteatro do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa busca discutir as formas de assédio em todas as esferas da instituição, contribuindo para a construção de relações acadêmicas e de trabalho mais saudáveis. O reitor Marcus David, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro e outros membros da Administração Superior acompanharam o debate.

Durante a palestra, a docente Teresa Soares abordou os efeitos desta conduta no ambiente profissional e as implicações para a saúde da vítima. “Nunca enfrente sozinha o seu agressor, anote com detalhes todas as humilhações sofridas, evite contato direto com o agressor e procure o apoio dos colegas e familiares”, descreve Teresa em relação às ações que devem ser tomadas pelas pessoas que sofrem assédio.

A professora da Faculdade de Direito Ellen Cristina Carmo Rodrigues tratou o tema a partir das questões legais e judiciais. “Não existe no ordenamento jurídico brasileiro o crime de assédio moral no trabalho, no entanto, não é porque não há o tipo penal, no qual a conduta está estrita, que isso é irrelevante judicialmente. Se alguém pratica crimes contra honra, como difamação, injúria, constrangimento legal, assédio sexual, esses tipos penais podem corresponder ao assédio moral no ambiente de trabalho”, explica a professora Ellen Cristina.

Os casos de assédio que surgiram na universidade, recebidos pela Ouvidora Especializada, motivaram a realização do Ciclo e sinalizam para a necessidade de se debater o assunto. “A questão do assédio está presente em vários espaços, por isso precisamos traçar essa discussão junto à comunidade acadêmica. Para de alguma forma sensibilizar os trabalhadores e tentar combater, minimizar os casos.”

A próxima palestra do Ciclo de Debates acontece no dia 17 de outubro, às 9h, no anfiteatro de Estudos Sociais na Faculdade de Direito e aborda o tema “Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio”. As inscrições para todas as palestras são gratuitas e podem ser efetuadas nos dias dos encontros. Será conferido certificado aos participantes.

Próximos debates

Dia 17 de outubro, às 9h

Tema: Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio

Convidado: Roberto Heloani (Unicamp)

Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito)

Dia 23 de novembro, às 9h

Tema: O universo discente e as suas relações no contexto universitário

Convidado: Leonardo Barbosa (UFU)

Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito)

Outras informações: (32) 2102-3930 Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
(32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.