A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como principal missão o suporte ao funcionamento dos cursos de pós-graduação da UFJF, sejam eles “lato” ou “stricto sensu”, sempre em busca de sua consolidação e expansão. A Propp também busca assessorar a comunidade acadêmica nos assuntos relativos à pesquisa científica e tecnológica, além de estimular e fomentar a atividade de pesquisa na Universidade, tendo como referência a qualidade e a relevância, para bem cumprir o papel de geradora de conhecimentos e de formação de recursos humanos.

Internacionalização
Dando sequência à programação inicial do Programa de Estímulo ao Intercâmbio Acadêmico da Pós-graduação (Peia-Pg), em 2018 foram realizadas a segunda e a terceira chamadas do 1º Edital de Professores Visitantes, que teve seu formato desenvolvido como parte da estratégia de internacionalização da Instituição, com editais em língua inglesa e submissão das candidaturas pela internet. O edital possibilitou a contratação, em caráter temporário, de mais de dez professores estrangeiros de diversas instituições e nacionalidades.

Em março, reitor Marcus David recepcionou professores selecionados para reforçar a qualidade dos cursos de pós-graduação, entre os quais pesquisadores de instituições de França, Itália, Chile, Estados Unidos e Rússia (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Além disso, ainda no final de 2018, foi iniciado um segundo edital, possibilitando que os programas de pós-graduação que não foram contemplados no primeiro, ou cujos períodos de contratação referentes ao primeiro edital já tivessem expirados, voltassem a oferecer postos de professores nestes programas. “Esta iniciativa priorizou a contratação de pesquisadores com ampla experiência na participação de grupos de pesquisa e que pudessem, além de diretamente contribuir com os cursos – ministrando disciplinas, orientando alunos – ampliar as colaborações, principalmente internacionais, dos programas nos quais se inseriram”, explica a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira.

Visitas de professores estrangeiros
Também no sentido de possibilitar o aumento da inserção internacional da UFJF na área de Pós-graduação e Pesquisa, foi lançado o edital que possibilitou financiar a vinda à Universidade de pesquisadores de renome internacional, por períodos de curta duração, com base na aprovação de projetos que previam, dentre outras atividades, cursos abertos à comunidade acadêmica; discussões com os colegiados dos PPGs para troca de experiências; além da verificação da possibilidade e conveniência do estabelecimento de acordos entre as instituições internacionais e a UFJF.

Segundo Mônica, através deste edital, “os PPGs trouxeram pesquisadores de países como Canadá, Portugal, Espanha, Costa Rica, Argentina, Estados Unidos, Países Baixos, Inglaterra, Peru e França, dentre outros”.

Doutorado Sanduíche Reverso
Com a reorientação de cotas de bolsas de doutorado do programa de bolsas de pós-graduação, foi criado o Programa de Bolsa de Doutorado Sanduíche Reverso (PDSR), que visa trazer alunos de doutorado de instituições estrangeiras para realizar uma parte de seu doutorado junto a um Programa de Pós-graduação da UFJF.  

Esta iniciativa tem como objetivo a internacionalização dos PPG’s, “possibilitando o estabelecimento de parcerias entre os professores de nossa Instituição e de outras instituições estrangeiras, com a coorientação de alunos. Sabe-se que os trabalhos decorrentes de tais colaborações internacionais têm maior probabilidade de ter um impacto científico maior. Além disso, diante da impossibilidade de promover uma experiência internacional a todos os discentes dos cursos de pós-graduação da UFJF, a convivência com estudantes de instituições internacionais possibilita a oportunidade do desenvolvimento linguístico e a troca de experiências em relação a diferentes ambientes universitários e de pesquisa”, ressalta a pró-reitora.

Eventos científicos
Tendo em vista a redução das oportunidades de financiamento por parte das agências e a fim de possibilitar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, que consolidam a inserção da UFJF no circuito do desenvolvimento científico, em agosto de 2018, a Propp lançou um edital de apoio à realização de eventos.

A iniciativa teve por objetivo auxiliar na realização de eventos científicos organizados pelos PPG’s da UFJF, nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, complementando os esforços na busca pelo nível de excelência junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O documento concedeu passagens aéreas a conferencistas e pesquisadores reconhecidos no meio acadêmico e apoiou dois eventos regionais, um nacional e dois internacionais, vinculados aos PPGs em Educação, Odontologia, Geografia, Química e Ciência da Religião.

Bolsas de Iniciação Científica
Em 2018, a Propp deu continuidade ao programa de bolsas de iniciação científica da UFJF, com mais um edital. No documento, foi inserida uma modificação no sentido de induzir o ingresso gradativo dos professores no processo, através da concorrência às bolsas em duas faixas distintas: uma para docentes com até oito anos de titulação e outra para docentes com carreiras mais estabelecidas, com mais de oito anos.

“Foi lançado ainda um edital desenvolvido a partir de demanda específica dos docentes do campus de Governador Valadares. A partir de discussão realizada no Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP), foi construída uma resolução, possibilitando, excepcionalmente, que docentes com a titulação de mestrado pudessem submeter projetos, uma vez que a resolução das bolsas de iniciação científica de 2017 passou a vedar essa possibilidade”, conta Mônica.

Seminário de Iniciação Científica e III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade mantiveram formato inovador de inscrição de trabalhos, através de vídeos publicados no Youtube (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Semic
Pelo segundo ano consecutivo, o Seminário de Iniciação Científica (Semic) foi realizado em conjunto com a III Semana de Ciência Tecnologia e Sociedade, em parceria com as pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão (Proex), além da Diretoria de Inovação. Segundo Mônica, em função do sucesso ocorrido em 2017, foi mantido o formato inovador de apresentação de trabalhos, através de vídeos publicados no Youtube.

“A partir da avaliação desses vídeos, 12 trabalhos de cada uma das três grandes áreas do conhecimento foram selecionados para uma apresentação presencial, definindo, assim, os melhores trabalhos, que foram então premiados.”

Edital CT-Infra/Finep
Depois de quatro anos sem chamadas do fundo setorial de infraestrutura (CT-Infra), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou, em julho de 2018, editais, totalizando o valor de R$ 300 milhões, para o financiamento de infraestrutura de ciência e tecnologia em universidades e instituições de ensino brasileiras.

A pró-reitora compareceu ao evento de lançamento dos editais, no Rio de Janeiro. De acordo com Mônica “apesar do curtíssimo período para submissão do projeto, a Universidade conseguiu construir e submeter um projeto à Finep e obteve, em um dos subprojetos, uma aprovação de mais de R$ 1 milhão”.

Compra de livros e equipamentos
A partir da destinação de uma quantidade de recursos para a compra de equipamentos para os laboratórios de pesquisa vinculados aos programas de Pós-graduação, pelo Conselho Superior (Consu), a Propp levou esta questão à discussão no CSPP. “Não obstante o curto prazo para o encaminhamento desta situação, por conta da liberação tardia, pelo Governo Federal, dos recursos de capital necessários, a partir das discussões do Conselho foram definidos critérios para a alocação dos recursos entre os PPGs.”

Desta forma, foi priorizada a compra de equipamentos de maior valor para integrar laboratórios multiusuários, sem deixar de dar a liberdade para que os coordenadores dos programas de pós-graduação pudessem identificar a melhor forma de aplicar os recursos disponíveis.

Também com recursos orçamentários decorrentes de recuperação de créditos de anos anteriores por parte da Administração Superior foi disponibilizado um capital para a compra de livros, sendo que a gestão do processo de indicação das obras a serem adquiridas pelos PPGs foi realizada pela Propp.

“Nesta oportunidade, foi possível organizar essa compra de modo que o docente interessado na referência bibliográfica fizesse a própria requisição, se responsabilizando pelo acompanhamento da aquisição com completa autonomia, através do Siga”, explica Mônica.

Editora
Em 2018, a Editora da UFJF continuou seu processo de retomada do pleno funcionamento e, para tanto, foram realizadas diversas atividades, como a instalação do novo Conselho Editorial e o lançamento, em janeiro, do Edital 2018 para publicação de livros, com a seleção de 16 obras a serem publicadas.

O ano passado também marcou  a criação da nova página da Editora na internet, além da elaboração de novos contratos-padrão para relacionamento com os autores, e a criação de vagas para estágio em Jornalismo, com o objetivo de ampliar a visibilidade da editora nas mídias sociais.

Outras informações
(32) 2102-3773 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa