A III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF começa na próxima segunda-feira, dia 12, com programação diversificada até o dia 14. Como parte da programação, a II Mostra da Graduação vai apresentar ao público interno e à comunidade externa as ações que têm sido fomentadas no âmbito dos Programas de Monitoria, Treinamento Profissional, Educação Tutorial – PET e GET e Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras (PU). Além de dar visibilidade ao que tem sido realizado, a Mostra permitirá a discussão e acompanhamento dos vários programas, evidenciando os principais resultados e enfrentamentos. Confira a programação.

Como iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, a III Mostra de Extensão contará com uma palestra sobre a curricularização da extensão, para discutir as grandes questões que envolvem a Universidade e o contexto social. O objetivo é englobar no mesmo espaço os extensionistas, docentes e estudantes que realizam atividades com a comunidade externa. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Projeto Garra, que participarão do evento como convidados, poderão conhecer as possibilidades de intervenção social que a UFJF pode fazer no seu entorno e na cidade, levando-os a conhecer as potencialidades da graduação e o que a universidade faz e reserva para o futuro dos alunos. Na programação também estão previstas outras atividades como grupos de trabalho, exibição de documentário, apresentações culturais, entre outras. 

Os bolsistas de Treinamento Profissional farão apresentações orais de seus trabalhos. Cada projeto terá 10 minutos para demonstração divididos por Grupos de Trabalho, da seguinte forma: Ciências da Vida, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, TP-Administrativo ou TP-Coordenação de Graduação. Na comunicação, será importante ressaltar a contribuição do projeto para a formação profissional dos(as) discentes. O número de inscrições será limitado em 96 para TP e 90 para Monitoria, tendo como critério de seleção a ordem de inscrição.

O encontro “Diálogos sobre a monitoria: vivências e desafios” irá promover uma troca de experiências entre orientadores e discentes (bolsistas e voluntários) dos diversos projetos, como uma forma de acompanhamento do que tem sido desenvolvido no Programa de Monitoria da UFJF. Poderão ser apresentados exemplos de práticas e vivências, bem como sugestões para o aprimoramento do Programa. As apresentações da Educação Tutorial (seis grupos PET e oito grupos GET) e do Projeto de Universalização de Línguas Estrangeiras (PU) irão marcar o encerramento do evento, que assim como na edição anterior, terá um stand para cada grupo na tenda montada na Praça Cívica.

O evento também contará com a participação do Critt e da Diretoria de Inovação na Semana, fundamental no esforço que a UFJF tem empreendido para converter a instituição em um ambiente aberto à inovação, segundo o Diretor de Inovação e do Critt, Ignacio José Godinho Delgado.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade também acontecerá no Campus de Governador Valadares entre os dias 7 e 9 de novembro. Serão conferidos certificados para todos os participantes da Mostra de Graduação.

Inscrições:

Para apresentações orais de TP: http://bit.ly/2ENGJzD

Para a troca de experiências em Monitoria: http://bit.ly/2D3Yglv

Semic: prazo de envio de vídeos encerrado.

Palestras que ocorrerão ao longo da semana: inscrições apenas no dia do evento.

Veja o regulamento completo da mostra e o link para inscrições: https://sites.google.com/site/inscricaoproexufjf/

Critt: as equipes de competição serão abertas portanto não terão inscrição.