O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia em fevereiro curso de especialização de gestores em educação para o uso e a análise de dados da área. Com participação semipresencial, por meio da plataforma Moodle, sua duração será de quatro trimestres e conta com 335 inscritos de todo o Brasil.
A iniciativa partiu do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a parceria foi realizada com a UFJF em razão da importância do Caed no país. “O Caed trabalha com avaliação educacional desde 1998, já tendo feito parcerias com quase todos os estados do país. Avalia anualmente milhões de alunos no Brasil e isso não é encontrado em outras instituições”, ressalta o supervisor do macroprocesso de entrega de resultados e desenvolvimento profissional, Wagner Silveira Rezende.
Ao aliar a importância do Caed com a grande quantidade de dados recolhidos pelo Inep, a intenção é de que seja resolvida a tríade de problemas recorrente na gestão em educação: não conhecimento dos dados disponíveis; a má interpretação deles; e a rara aplicação nas gestões.Tendo em vista a alteração desse quadro percebe-se a importância da instrução dos gestores da área de educação a se apropriarem dessas informações para melhores planejamentos, resultados e investimentos.
Para isso, profissionais do Inep e os principais especialistas da área de avaliação comporão o corpo docente do curso, focado em mostrar como os dados públicos podem auxiliar os profissionais da área. Segundo a especialista em educação Eleuza Rodrigues Barbosa, “esses dados falam sobre aproveitamento, aprendizagem e qualidade, para que possam fazer um diagnóstico e propor uma intervenção aonde for necessário. É um trabalho baseado em evidências e pesquisas”.
Ao longo de 360 horas, divididas em três trimestres, serão abordadas questões relativas a indicadores e estatísticas educacionais; avaliação da educação básica; medidas educacionais e análise de dados; uso e análise de dados na gestão da educação pública; instrumentos, escalas e padrões de desempenho. Para ao final, no último trimestre, cada aluno construir um trabalho de conclusão de curso com a prática e as propostas de aplicação dos estudos de dados em sua região.
Essa é a primeira vez que o curso acontece, mas há a intenção de que ele ocorra anualmente para alcançar todos os profissionais em educação do país. De forma gratuita, semipresencial e oferecida por um centro de avaliação educacional reconhecido nacional e internacionalmente, o curso tem o objetivo de capacitar seus alunos no estudo de evidências e pesquisas para aplicar em seu cotidiano.
Outras informações: (32) 4009-2000 (Caed-UFJF)