Interessados devem comparecer à Central de Atendimento ou aos polos de apoio, no caso de Ensino a Distância (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Seguindo as datas estabelecidas pelo calendário acadêmico, estudantes que tenham interesse em efetuar os procedimentos de destrancamento ou reintegração de curso, para o primeiro período letivo de 2019, devem comparecer à Central de Atendimento (CAT) ou aos polos de apoio, no caso de Ensino a Distância, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A atenção precisa ser redobrada em relação às datas referentes para cada solicitação. O destrancamento de curso pode ser feito até o dia 18 de janeiro. Já para a solicitação de reintegração de curso o prazo final é 31 de janeiro, data que antecede o período oficial das matrículas da instituição.

De acordo com o coordenador da Central de Atendimento, Hélder Dalamura, seguir os prazos é a maneira que o aluno tem de manter vínculos com a UFJF. “A gente chama muita a atenção do acadêmico aos prazos, pois se ele não seguir as datas, infelizmente não conseguirá realizar a matrícula, o que acarreta a perda de vínculo com a instituição. É necessário fazer o procedimento para que ele possa continuar tendo acesso ao ensino público de qualidade oferecido pela universidade.”

Documentação e procedimentos
Para ambos os casos, os acadêmicos precisam comparecer à Central de Atendimento, ou aos polos de apoio, munidos de documento oficial com foto, para que possam preencher presencialmente o formulário disponibilizado pela UFJF. No caso de requerimentos por intermédio de terceiros, é necessária a apresentação de procuração simples, acompanhada de cópia do documento de identidade do aluno e do seu representante.

Por se tratar de situações diferenciadas, a recomendação da Central de Atendimento é para que o interessado em reintegrar-se ao curso tome algumas precauções. No caso da reintegração, a orientação é para que a pessoa faça uma justificativa do motivo por que não se matriculou no semestre anterior. Não é uma ação fundamental, mas como é um pedido que será avaliado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) é sempre importante a apresentação de um bom embasamento.

A Central de Atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Para os demais graduandos, o destrancamento ocorre automaticamente pelo Siga, devendo os mesmos ficarem atentos ao período de matrículas nas disciplinas do curso de seu interesse.

No caso do Ensino a Distância, a CAT só receberá pedidos de alunos cujo polo não seja Juiz de Fora e o aluno esteja no município. Para os alunos do polo juiz-forano, a recomendação é para que se dirijam ao mesmo.

Conforme disposição do Regimento Acadêmico, o trancamento de curso só pode ser requerido de forma online, a partir do terceiro período letivo do aluno. Antes disso, o requerimento se caracteriza como excepcional e deve ocorrer de forma presencial, mediante a apresentação de justificativa e documentos comprobatórios. O período total de trancamentos não pode ultrapassar o limite de três períodos letivos regulares.

Para saber outros detalhes sobre trancamento, destrancamento e reintegração de curso, consulte o Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG).

Outras informações
(32) 2012-3978 – Central de Atendimento

faleconosco@ufjf.edu.br

www.ufjf.br/cat