Defender a universidade pública, gratuita e de qualidade é o principal objetivo da campanha “Em 2019 não abrimos mão da nossa Universidade”, realizada pela Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Diante das ameaças que as universidades públicas têm sofrido, a campanha de final de ano reafirma a necessidade de serem mantidos direitos e conquistas adquiridas ao longo dos anos.

Com frases como “Em 2019 eu não abro mão da liberdade de expressão” e “A UFJF não irá abrir mão dos seus valores fundamentais”, a campanha ainda reforça o posicionamento da instituição de defesa da democracia, da cidadania e da assistência estudantil. As mensagens estão espalhadas em 17 banners pelo campus de Juiz de Fora e mais um no Colégio de Aplicação João XXIII. Um vídeo também faz parte da campanha.

O diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, ressalta a necessidade da defesa da Universidade, apontando que a instituição não só forma profissionais, mas também realiza projetos de extensão e administra espaços e atividades culturais, com o foco em beneficiar a população juiz-forana. “Precisamos das comunidades universitária e local nesta luta para defender o que é nosso”, considera.

Banner localizado próximo à Faculdade de Direito (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Proteger as universidades públicas é mais do que garantir o acesso da população aos espaços acadêmicos, mas também reconhecer que o Hospital Universitário, o Fórum da Cultura, a Casa da Cultura, o Centro Cultural Pró-Musica, o Cine-Theatro Central, o Memorial da República, o Museu de Arte Murilo Mendes e o Centro de Ciências são espaços construídos para e com a comunidade.