Rubro-negros alcançaram 53% do total de doações, seguidos por vascaínos, botafoguenses e tricolores (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Os flamenguistas venceram a campanha Minha Torcida é a Maior, encerrada neste domingo, 25, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A iniciativa foi lançada no dia 16 de outubro como forma de incentivar os torcedores dos quatro grandes clubes cariocas a doarem sangue ao Hemocentro, informando seu time do coração.  

De acordo com dados da Fundação Hemominas, os rubro-negros somaram 53% do número total de doações. Em segundo, ficou a torcida vascaína, com 24%, seguida por botafoguenses (17%) e torcedores do Fluminense, com 6%.

A campanha foi idealizada a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ayane Martins e Bárbara Merotto, sob orientação do professor Márcio Guerra. A ideia une comunicação, marketing, esporte e causa social, principais áreas de estudo das universitárias, e surgiu da vontade de ultrapassar os muros do campus e fazer a diferença na vida de quem precisa.

“Encerramos com saldo positivo e, com o auxílio da população, conseguimos fazer a diferença na vida de muitas pessoas, desde aqueles que receberam o sangue doado aos que entenderam a doação como um ato de amor. Porém destacamos que sempre é possível melhorar”, explicam as estudantes.

Estima-se que no Brasil cerca de 3,5 milhões de pessoas precisam de transfusões de sangue por ano; entretanto apenas 1,8% da população brasileira doam sangue, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Mesmo diante de todos os empecilhos e falta de apoio, estamos motivadas a continuar e contribuir para a implantação da cultura da doação de sangue no Brasil”, concluem.