O professor da UST Fábio Dal Bello abordou a reabilitação de atletas de alto rendimento. (Foto: Sebastião Junior)

Um espaço de reflexões, debates e também de apresentar as produções da Educação Física do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Assim tem sido a segunda edição da semana acadêmica do curso, que desde a última quinta-feira, 22, reúne uma série de atividades que englobam vários temas relacionados à área.

O destaque da programação deste ano é a presença do professor da Universidade Santo Tomás (UST) Fábio Dal Bello. O docente gaúcho, que trabalha há dez anos na instituição chilena, abordou a atuação do profissional de educação física na reabilitação de atletas de alto rendimento vítimas de lesões de joelho e ombro. Para Dal Bello, “o educador físico tem um papel importante porque é quem vai receber o atleta depois do processo de reabilitação e tem que saber como deve trabalhar com esse atleta para retirar o melhor rendimento dele”.

A coordenadora do curso e o chefe do Departamento de Educação Física do campus GV, Meirele Rodrigues e Ciro José Brito, na abertura do evento. (Foto: Sebastião Junior)

Na opinião da coordenadora do curso de Educação Física da UFJF-GV, Meirele Rodrigues, a palestra do docente da UST “contribui muito para a pós-graduação” do campus, uma vez que o assunto abordado é tema de estudos de alunos do programa de mestrado.

Além de Dal Bello, a professora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) Suely Maria Rodrigues também palestrou no primeiro dia do evento. Sua abordagem foi o principal instrumento de trabalho dos educadores físicos: o corpo. “Como lidar com esse corpo, que é um território, que está embutido de poder, carregado de simbolismo, de afeto?”, provocou a docente, que destacou ser “de suma importância esses profissionais [de educação física] conhecerem e entenderem para que consigam atingir os objetivos que vão propor para as atividades desses sujeitos”.

O coordenador da 2ª Semana Acadêmica de Educação Física, Pedro Berbet. (Foto: Sebastião Junior)

A participação de um professor internacional é apenas uma das novidades da 2ª Semana Acadêmica de Educação Física, como explicou o professor e coordenador do evento, Pedro Henrique Berbet de Carvalho. O docente da UFJF-GV destacou a ampliação da quantidade de projetos e trabalhos de conclusão de curso inscritos para apresentação de defesa nesta edição. “No ano passado, nós tivemos poucos alunos nesta situação, já que o nosso curso é novo. Mas nesse ano já é um número bem representativo”.

Pedro Leopoldo é um dos alunos que apresentarão trabalho na edição deste ano. (Foto: Sebastião Junior)

Estudante do oitavo período de Educação Física do campus, Pedro Leopoldo é um dos cinco discentes do curso que irão apresentar suas produções. Ele analisou como o ambiente universitário muda a visão do jovem em relação ao seu corpo e àquilo que ele tenta modificar para fazer parte desse meio. Sobre o evento – no qual participou da organização – o aluno garantiu que é muito importante “porque as pessoas ainda não veem que a educação física tem uma gama muito ampla” de possibilidades de atuação.

A programação da Semana Acadêmica de Educação Física continua nesta sexta-feira, 23, com a apresentação de trabalhos ligados a temas como lesões em jogadores de futebol e a relação entre a prática esportiva e o controle da pressão arterial.

Suely Rodrigues falou sobre a questão simbólica do corpo. (Foto: Sebastião Junior)

Também hoje acontece a quarta edição do Festival Movimento, em que alunos do curso vão apresentar coreografias baseadas em personagens das histórias em quadrinhos.

Para saber mais sobre cada uma dessas atividades, como o horário e o local, acesse a página oficial do evento.