A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) transpôs limites por meio dos grupos de pesquisa Linguagens e Expressões da Arquitetura, do Urbanismo e do Design (Leaud) e Laboratório de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagem (Domvs), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Durante todo o mês, os grupos estão expondo seus trabalhos no XXII Congresso Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital, que reúne pesquisadores da América Latina na Universidade de São Paulo (USP) com atrações que vão até o próximo dia 30.

Entre as três exposições que compõem o congresso internacional, os núcleos da FAU vão integrar a Homo Faber 2.0, que acontece no Centro Cultural da USP na cidade de São Carlos. A exposição reúne 37 trabalhos sobre as tecnologias digitais desenvolvidos em nove países da América do Sul.

O trabalho apresentado pelo grupo Leaud no Congresso se trata da utilização de blocos de montar no ensino de projetos da arquitetura. Já a pesquisa do Domvs passa pelo estudo das implicações e possibilidades de aplicação de recursos computacionais no processo de produção de projetos arquitetônicos.

Juiz de Fora é uma das 21 cidades ibero-americanas que serão representadas por trabalhos apresentados na Homo Faber. Para o líder do Leaud, Frederico Braida, o congresso insere a UFJF em um grupo seleto de pesquisas da área arquitetônica. “A Universidade estar inserida junto com laboratórios de instituições de ponta mostra como a nossa pesquisa está engajada. O evento tem laboratórios já consolidados, com tradição de pesquisas e suporte financeiro mais robusto que o nosso, e a gente estar participando com eles na exposição coloca a UFJF no mapa das faculdades que estão trabalhando com as tecnologias de ponta no campo da nossa disciplina”.

O professor Fernando Lima lidera o grupo Domvs e ressalta que “a participação no congresso é importante para dar visibilidade às pesquisas, tanto do Domvs como do Leaud e incentiva os alunos a trabalharem de uma maneira mais científica, permitindo que eles tenham contato com as pesquisas de ponta que estão sendo realizadas”.

Os grupos de pesquisa

O Grupo de Pesquisa em Linguagens e Expressões da Arquitetura, do Urbanismo e do Design foi criado em 2011 e tem trabalhos que se relacionam com questões voltadas para a expressão e representação gráfica em suportes diversificados. O núcleo é composto por docentes e discentes da FAU e possui projetos de Treinamento Profissional (TP), monitoria e extensão.

O Laboratório de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagem, por sua vez, também integra FAU e é regido pelos pilares de ensino, pesquisa e extensão. O grupo tem como foco a pesquisa relacionadas às inovações tecnológicas e tecnologias digitais.

Outras informações: (32) 2102-3403 (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)