Evento contou com abertura solene, exibição de documentário e palestra da pesquisadora Lúcia Santaella (Foto: Twin Alvarenga)

Com o tema “Fluxos emergentes e conexões expandidas no ecossistema digital”, teve início na noite desta quarta-feira, 21, o  XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). O evento começou com solenidade realizada no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Integrante da mesa de abertura, a vice-reitora Girlene Silva ressaltou a importância do Simpósio para a Universidade. “A Universidade precisa agradecer por sediar um  evento como esse. O fortalecimento da educação é uma das ferramentas mais importantes para a emancipação da sociedade”.

Para a diretora da Facom, Marise Pimentel, as abordagens tratadas no Simpósio serão fundamentais, principalmente para a Comunicação, que atua em diferentes áreas inter-relacionáveis.Quando pensamos em comunicação a gente pensa em interfaces. Agora nós temos o curso de Rádio, TV e Internet que abrange diversas tecnologias. Os temas do Simpósio vêm ao encontro dessa necessidade de formar profissionais multifacetados e preparados para lidar com os mais diferentes dispositivos”.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGcom) e vários grupos de pesquisa. Para a  professora e coordenadora do PPGcom, Gabriela Martins Caravela, o evento coincide com a criação do novo curso de Doutorado e  a reestruturação no curso de Mestrado. Segundo Gabriela, o evento certifica a qualidade do trabalho realizado. “Trazer um Simpósio desse porte para nossa faculdade está sendo muito importante, pois estamos  mostrando para os alunos diversas oportunidades de pesquisa, de projetos e muitos professores de fora ou daqui da cidade estão acompanhando o evento”.

Na ocasião foi exibido um “teaser” do documentário que comemora os 10 anos do ABCiber, que contou com a direção da professora da Facom e uma das organizadoras do evento, Soraya Fernandes. Para a professora, fomentar o debate é primordial para a divulgação de pesquisa. “Estamos trazendo uma discussão de ponta para a Universidade. Isso vem para consagrar as pesquisas que nós realizamos dentro da nossa Instituição que também está conectada com a temática discutida no Simpósio”.

Lúcia Sanataella: “Preparem seus corações, pois a inteligência artificial veio para ficar crescer e se multiplicar” (Foto: Twin Alvarenga)

A palestra “Consequências Humanas na Inteligência Artificial” foi proferida pela professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lúcia Santaella. A pesquisadora, referência  em cultura digital, avalia que a inteligência artificial está em todos os aplicativos utilizados pela maioria das pessoas que vivem em uma espécie de nova “ecologia”, ou seja, todos estão conectados pelas mais diversas plataformas e tecnologias. Lúcia acredita que inteligência humana se expandiu e atingiu as máquinas com a invenção do reconhecimento da fala ou robôs que imitam as vozes de atendentes de telemarketing, por exemplo. “A gente tem que se preparar. Preparem seus corações, pois a inteligência artificial veio para ficar crescer e se multiplicar”, analisou.

A mestranda em Comunicação da PUC-SP, Geovana Pagel, participou do primeiro dia do Simpósio e acredita que importantes discussões estão por vir, diante da programação. “É importante se aprofundar e estudar uma temática ampla como é a Comunicação. Outro ponto importante é entender que a conectividade pode trazer pontos positivos como os algoritmos que servem para diagnosticar gostos com o intuito de produzir conteúdos direcionados, ou negativos, como a propagação de informações falsas, por exemplo”.

Durante os três dias de Simpósio o evento vai discutir as transformações e o surgimento dos mais diversos fluxos que estão emergindo na Internet e nas mais diversas tecnologias.

Programação do evento

A programação conta com palestras e mesas de conferência; mesas temáticas; painéis temáticos e mesas coordenadas (vinculados a call for papers); reunião científica; sessões de lançamentos de livros; performances artísticas e culturais; e apresentações musicais. O evento é aberto ao público em geral.

Outras informações: ABCiber