Thiago Coelli falou sobre a importância do Piigrad e esclareceu dúvidas dos estudantes (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O Lançamento Oficial do edital do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora aconteceu nesta terça-feira, 20, no Anfiteatro das Pró-reitorias. Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o evento foi criado com o objetivo de tirar as principais dúvidas dos estudantes sobre o processo seletivo. A novidade deste ano foi que, além de receber os candidatos de Juiz de Fora, a reunião foi transmitida por videoconferência para os alunos do campus de Governador Valadares.

Coordenador do Piigrad desde 2012, Thiago Coelli, começou a reunião ressaltando a importância da leitura do edital. Segundo ele, esse é o primeiro passo para uma inscrição bem-sucedida. “Porque é bem detalhado, bem simples, bem pontual. E o participante consegue verificar todas as informações para possíveis dúvidas, identificar todas as etapas, entender como funciona todo o processo de pontuação. Então, a dica é o aluno entrar no nosso site, navegar no portal e ler o edital”.

Coelli contou que o processo de internacionalização tem o viés de enviar e receber estudantes e este ano foi recorde o número de universidades ofertadas para os alunos da UFJF: estão disponíveis 21 países, 55 universidades, 165 vagas e 21 bolsas. Uma observação feita pelo coordenador foi com relação à isenção do custo correspondente ao pagamento dos semestres de estudo: “quando a gente fala de 21 bolsas, é muito mais que isso. Um aluno que vai estudar e está isento da mensalidade já está recebendo um investimento financeiro”.

Nesta edição, o Piigrad sofreu algumas alterações, tanto no edital quanto nas vagas oferecidas. O número de novos destinos foi recorde, contando com novas vagas no Chile, na Colômbia, no México, na Rússia, na Turquia, na Coréia do Sul e Países Baixos. No edital, o item “E” da primeira etapa foi incluído, pontuando os certificados adquiridos em atividades desenvolvidas pela DRI. “Entendemos que os alunos mais preparados são aqueles que buscam viver assuntos relacionados à internacionalização”, destacou Coelli. Outras modificações foram a atualização do formulário de inscrição no Siga e o vídeo que o candidato precisa enviar, que agora passa a ser inserido no Youtube e apenas seu link é encaminhado na inscrição. O coordenador argumentou que o objetivo foi tornar o processo mais seguro e dinâmico para o aluno.

Quem pode participar

Segundo o edital, todos os alunos da UFJF que já concluíram o primeiro período em qualquer curso podem participar, desde que possuam Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou maior que 60. É necessário também ter concluído não menos que 20% de seu curso e não mais de 90%. Os alunos de cursos que contém segundo ciclo devem imprimir o Anexo II e pedir a sua coordenação que preencha, contando como tempo total de graduação a soma do 1º e do 2º ciclos. Assim, a proporção de conclusão será adequada ao tempo total de sua graduação.

Como participar

O estudante interessado deve acessar o site e clicar no link que direciona ao Siga. Preencher a inscrição na plataforma e anexar os documentos comprobatórios. A comprovação de projetos pode ser feita por meio de print da tela do Siga. Informações de como criar seu documento ou como postar seu vídeo (através da plataforma YouTube) estão disponíveis para auxiliar os alunos. Segundo Thiago Coelli, “quanto mais confiança passar na hora do vídeo, melhor”.  Ele ressaltou a importância de conhecer a universidade de destino, saber quando as disciplinas serão ofertadas, e mostrar conhecimento.

As inscrições vão até 4 de dezembro e o início do intercâmbio é no segundo semestre de 2019.

Outras informações: Perguntas frequentes.