Com Ciência Negra é realizado pelo PET Civil no dia 21 de novembro

Cientes da falta de representatividade negra e de debate sobre tema na área de exatas, o Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET Civil) organiza, no dia 21 de novembro, o evento “Com Ciência Negra”. Realizado um dia após a data que marca a memória e luta dos negros no Brasil, os estudantes utilizam o trocadilho (com ciência) para tratar da inserção e produção da população negra no meio científico.

A mesa-redonda acontece às 18h, no auditório Christiano Degwert da Faculdade de Engenharia (próximo a cantina das engenharias) e não requer inscrição prévia. O evento faz parte da Semana da Consciência Negra da UFJF.

Doutora honoris causa pela UFJF, Adenilde Petrina é uma das presenças confirmadas no evento (Foto: Twin Alvarenga)

Com a presença da professora do Departamento de Física, Zélia Maria da Costa Ludwig, da doutora honoris causa pela UFJF e integrante do coletivo Vozes da Rua, Adenilde Petrina Bispo, e da doutoranda em História pela UFJF, Giovana de Carvalho Castro, a mesa-redonda trata do tema “A representatividade negra no cenário científico e tecnológico brasileiro após 130 anos da abolição da escravatura”.

Nas discussões, estão temas como racismo estrutural e institucional, feminismo negro e colorismo. Os convidados discentes, Fernanda Ferreira e Diego Miranda, do curso de Engenharia Civil da UFJF, irão falar sobre suas histórias de vida, dificuldades enfrentadas e jornadas identitárias, ilustrando os temas abordados.

Docente do Departamento de Física, Zélia Ludwig é uma das atrações

Segundo Vitória da Silva Araújo, integrante do PET Civil, a ideia surgiu após encontro dos PETs e GETs da Universidade, quando foi anunciado que no próximo ano as seleções para novos membros contarão com cotas raciais. Levando em conta a baixa presença de negros nos cursos de Engenharia, surgiu a necessidade de organizar um evento que levantasse o debate.

A estudante reforça que já há uma programação de eventos sendo montada para 2019, com a organização de palestras que dialoguem negritude com os mais diversos assuntos, mantendo sempre o caráter público e gratuito. “Não é só em novembro que devemos abordar o assunto”. O evento conta ainda com a participação do Coletivo Vozes da Rua.

O evento “Com Ciência Negra” integra a programação da Semana da Consciência Negra 2018, organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com os Coletivos Negros “Resistência Viva”, “Descolônia” e “Vozes da Rua”.  Ao todo, serão promovidas mais de 25 atividades entre os dias 19 e 30 de novembro. 

Confira a programação completa da Semana da Consciência Negra 2018

Saiba mais:

Propostas selecionadas para Semana da Consciência Negra são divulgadas

Ações Afirmativas publica edital para atividades da Consciência Negra

Outras informações:  (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas;

Com Ciência Negra