Estão abertas as inscrições para o envio de propostas de atividades a serem desenvolvidas na Semana da Consciência Negra, entre os dias 19 e 30 de novembro, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A iniciativa é uma promoção da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) em parceria com os coletivos negros. As proposições de oficinas, minicursos, palestras, apresentações culturais e demais atividades devem ser feitas pelo e-mail acoesafirmativas@ufjf.edu.br,  até 8 de novembro. A participação no processo seletivo é aberta à sociedade em geral. O resultado será divulgado no dia 9.

As regras para a submissão de propostas e todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no Edital 02/2018 da Diaaf.

“Convidamos professores, técnico-administrativos em educação (TAEs),  estudantes, integrantes de coletivos, pesquisadores da área a participar. Vamos organizar toda a programação para que não haja coincidência de datas e horários.  Anteriormente eram realizadas várias atividades, mas de forma isolada. Havia muita coincidência de eventos. Junto com os coletivos, resolvemos alterar esse formato”, explica o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira.

Luta do movimento negro

A iniciativa é uma promoção da Diretoria de Ações Afirmativas em parceria com os coletivos negros (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Semana da Consciência Negra é importante para reforçar a luta do movimento negro e da população negra por igualdade de direitos.  Oliveira ressalta que são imprescindíveis reflexões e ações estimuladoras da inclusão dos negros no ensino superior.

“No ambiente acadêmico, temos dois desafios principais. O primeiro é a inclusão da população negra na Universidade. Hoje nós temos um grande número de negros aqui, mas estão na condição de terceirizados ou técnico-administrativos em educação. Ainda há uma ausência muito grande de professores e estudantes negros na Universidade. Além disso, nos currículos das disciplinas, é fundamental que comecemos a tratar as temáticas étnico-raciais, especificamente, a cultura e história africanas e afro-brasileira em todos os cursos.”

Oliveira acrescenta que a Diaaf e os coletivos negros pretendem organizar, também, o primeiro encontro de todos os negros e negras da UFJF. “Nós estamos pensando nesse evento. Durante a Semana da Consciência Negra, será realizada a primeira roda de conversa sobre o assunto. É muito importante que todos participem.”

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas