Está disponível o resultado da seleção de propostas a serem desenvolvidas na Semana da Consciência Negra, entre os dias 19 e 30 de novembro, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O processo, aberto à sociedade em geral, selecionou atividades idealizadas por técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes, integrantes de coletivos, pesquisadores e interessados na área. São mais de vinte projetos aprovados com proposições de oficinas, minicursos, palestras, apresentações culturais entre outras para os dois campi. O resultado, que coincide com a programação do evento, pode ser acessado na página da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf).

Para participar da semana basta realizar inscrição nos próprios locais e horários da programação. Caso o participante necessite de atendimento especializado, é preciso comunicar previamente à Diaaf. Serão oferecidos certificados para cada atividade.

Sobre a idealização da Semana, o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, destaca a importância de democratizar o processo. “Convidamos dois coletivos para a organização da semana. Em vez de ser pensado somente pela Diretoria, o edital possibilitou que muitas pessoas, tanto da Universidade, quanto de fora, apresentassem propostas.” Ele explica ainda que, antes, haviam diversos eventos que ocorriam isoladamente e com coincidência de horários. “Agora, todas as ações vão estar dentro da semana de forma organizada e haverá possibilidade de participação em diversas ações.”

A partir de temáticas variadas, que vão desde saúde, mercado de trabalho e educação, a Semana da Consciência Negra reforça a luta do movimento negro e da população negra por igualdade de direitos. “O diálogo entre a população negra possibilita a criação de um mecanismo de permanência. A semana nos ajuda a reafirmar a importância que a universidade tem em garantir que esse espaço seja cada vez mais democrático, principalmente, para inclusão dos negros.”

Programação

No dia 19, a programação conta com o 1º Encontro de Negras e Negros da UFJF. A proposta é uma roda de conversa entre representantes da Diaaf, do Coletivo Negro Resistência Viva e do Coletivo Descolônia, com estudantes, docentes e técnico-administrativos negras e negros da UFJF.

A Semana conta com duas atividades propostas por membros externos à UFJF. Uma delas é a palestra “O Negro Frente ao Acesso ao Mercado de Trabalho: considerações à luz do Ministério Público do Trabalho”, ministrada pela procuradora do Trabalho em exercício na Procuradoria do Trabalho em Juiz de Fora e vice-coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades, Silvana da Silva. A atividade ocorre no dia 21, às 14h, no Anfiteatro da Faculdade de Serviço Social.

Outra iniciativa da comunidade externa selecionada é o curso “Por uma Teoria Americana dos Direitos Humanos: Raça e Gênero em Tempos de Crise”, que irá propor uma reflexão sobre a colonialidade, nas suas múltiplas dimensões, e a conformação da América Latina como locus de exploração e de negação de humanidade a negros e indígenas. As atividades ocorrem em três sessões a partir do dia 22 e conta com os responsáveis Luiz Carlos Silva Faria Junior e Ilazir Veiga. Ambos advogados, pesquisadores e membros das Comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Promoção à Igualdade Racial.

Assista ao vídeo em Libras

Confira a programação completa no edital de seleção.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas