Professores da Física e docentes aposentados participaram da comemoração dos 50 anos do Departamento (Foto: Divulgação)

O Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemorou os 50 anos de sua fundação nesta segunda-feira, 5, durante a programação do  VII Workshop da Pós-graduação, realizado no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A solenidade reuniu atuais e antigos professores, servidores e estudantes com o objetivo de relembrar a história do curso de Física.

A palestra “Comemoração dos 50 anos do Departamento de Física da UFJF” foi mediada pelo professor  Sidiney de Andrade Leonel que, durante o evento, apresentou um histórico dos avanços conquistados pelo Departamento desde o início, na década de 1960. Para o professor,  rememorar o passado é importante para que as gerações atuais conheçam a história da criação e evolução do setor. “É bom a gente conhecer de onde viemos e como chegamos até aqui, relembrar o trabalho das gerações anteriores”.

Alguns professores foram homenageados pelos serviços prestados ao Departamento, como a professora Carmelita Elias Vidigal, a primeira a trabalhar no local e o professor Ademar Barbosa Guimarães, um dos responsáveis pela criação do Bacharelado em Física. A professora Carmelita relembrou dos momentos vividos e ressaltou a importância dos pioneiros para que hoje fosse possível a oferta dos cursos de graduação, mestrado e, mais recentemente, doutorado. “Lembro de uma vez, quando era coordenadora, ir em uma formatura e ter apenas um aluno se formando. Mas para nós representava uma grande vitória. Acredito que foram anos de aprendizado e isso nos possibilitou crescer”.

O professor Ademar Barbosa Guimarães relembrou o percurso de trabalho realizado no início e ressaltou, com orgulho, o crescimento e consolidação do Departamento. “Semana passada estive nos laboratórios e saí de lá emocionado. Hoje podemos perceber que cada esforço valeu a pena. Se eu tivesse que iniciar minha carreira novamente, iniciaria da mesma maneira, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. Ter a oportunidade de ver o que o Departamento se tornou, só reforça os bons frutos que colhi na minha profissão. Sou extremamente feliz e realizado”.

Para o atual chefe do Departamento de Física da UFJF, professor José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça, o momento foi importante para fazer um balanço das conquistas e projetar o futuro. “Hoje mostramos que durante esses 50 anos tivemos uma grande evolução, principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Esperamos que, nos próximos 50, possamos continuar nessa linha de avanços e nos desenvolver ainda mais”.