Começam nesta segunda, 5, as inscrições para vagas ociosas nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, 949 vagas estão sendo ofertadas nos cursos presenciais de graduação. As inscrições vão até o dia 7 de novembro.

O edital, publicado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), prevê o preenchimento de 681 vagas oferecidas para o campus de Juiz de Fora e 268 para o de Governador Valadares. Segundo o documento, os concorrentes às modalidades de reingresso, mudança de curso, transferência de instituição de ensino superior (IES) e reingresso para graduados devem realizar inscrição presencial na Central de Atendimento (CAT) do campus pretendido.

Em Juiz de Fora, o atendimento do CAT acontece das 8h às 19h30, em dias úteis, enquanto em Governador Valadares as inscrições podem ser feitas das 8h às 16h30.

Os candidatos devem preencher e assinar o formulário correspondente à solicitação pretendida no ato da inscrição e entregar as cópias dos documentos obrigatórios para cada modalidade de ingresso em envelope lacrado, com nome e CPF do lado de fora.

No momento de entrega dos documentos, especificados de acordo com cada modalidade no item 4.8 do edital, o participante deve entregar também o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 220. Os candidatos que possuem Cad-Único ou renda familiar bruta per capita de até 1,5 salários mínimos, que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola da rede privada, podem fazer o pedido de isenção no momento da inscrição presencial.

Em caso de inscrição feita por procurador, além dos documentos relacionados no item 4 do edital, é necessária a entrega da cópia da procuração e do documento de identidade do procurador. É necessário que se preste atenção no ato de inscrição, uma vez que, caso a solicitação de ingresso seja feita em uma modalidade diferente da que o candidato se enquadra, o processo será indeferido. As solicitações serão feitas exclusivamente de forma presencial, não sendo aceitas inscrições via e-mail, telefone, correio, entre outras. Vale lembrar, também, que caso sejam preenchidos mais de um formulário, apenas o último será considerado.

As inscrições não contemplam os excedentes dos processos seletivos originários, como o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse grupo deve acompanhar as publicações dos editais de reclassificação no período indicado pelo Cdara.

As regras específicas para cada modalidade de ingresso estão disponíveis no edital do processo.