A menos de uma semana do início das inscrições para vagas ociosas em cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os candidatos precisam estar atentos às orientações do edital sobre a documentação necessária. As inscrições devem ser feitas de 5 a 7 de novembro, presencialmente, na Central de Atendimento de cada campus. Ao todo são 949 vagas, sendo 681 para o campus sede em Juiz de Fora e 268 para o campus avançado em Governador Valadares.

As oportunidades são ofertadas e distribuídas entre nove modalidades de ingresso. No momento da inscrição, a Central irá disponibilizar um formulário que deve ser preenchido e assinado. As cópias dos documentos deverão estar em envelope lacrado e identificado na parte externa, com o nome completo e número do CPF do candidato. A Central de Atendimento do campus Juiz de Fora atende das 8h às 19h30 e em Governador Valadares das 8h às 16h30.

Estudantes interessados na modalidade de reinscrição ao curso de origem precisam somente entregar o formulário de inscrição preenchido e assinado. Candidatos ao ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos da UFJF devem estar devidamente inscritos na lista de espera do Pism e Sisu 2019. Para essa modalidade, os estudantes precisam apenas acompanhar as publicações dos editais de reclassificação e as orientações na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos.

Concorrentes às modalidades de mudança de curso, transferência de instituições de ensino superior (IES) e ingresso de graduado devem entregar cópia de documentação relacionada no item 4.8 do edital.

Mudança de curso

Essa modalidade inclui a “mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura”, “mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi)” e “mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi)”. O aluno interessado nela devem entregar o formulário de inscrição e o histórico escolar encontrado no SIGA do curso ao qual está vinculado atualmente na UFJF.

Transferência de IES

A categoria de transferência de IES engloba a “transferência de IES para curso de mesma nomenclatura” e a “transferência de IES para curso de mesma área”. Para se inscrever é preciso entregar formulário, cópia da guia de recolhimento da União (GRU) e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Junto a isso, deve constar cópia do CPF, do histórico escolar atualizado e da grade curricular na IES de origem, emitida pela IES na qual conste a distribuição dos componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que deverão ser integralizadas para conclusão do curso.

São necessárias também cópia de declaração atualizada de vínculo com a IES; declaração da IES de origem de que o aluno é bolsista do Prouni, beneficiário de bolsa da própria instituição ou contemplados pelo Fies, conforme a situação. Caso o concorrente seja de instituição pública, que não contenha essa informação no próprio nome, é preciso ainda declaração da IES de que é pública.

Os documentos da IES, como histórico escolar, grade curricular, declaração de vínculo, declaração de beneficiário de bolsa ou Fies e declaração do caráter público da instituição devem ser emitidos pelo setor competente na IES e conter autenticação, como carimbo, assinatura ou autenticação digital. Além disso, a data de emissão do histórico escolar, da declaração de vínculo e da declaração de beneficiário de bolsa, Prouni ou Fies deve ser igual ou inferior a 45 dias antecedentes ao início das inscrições.

Ingresso para obtenção de outra graduação

Esse módulo de ingresso contempla “graduados, havendo cursado na UFJF, com aproveitamento, pelo menos 50% da carga horária total do curso pretendido” e “graduados em geral”. Esses estudantes precisam levar o formulário, cópia da GRU e comprovante de pagamento da taxa de inscrição; cópia do CPF e cópia frente e verso do diploma de graduação que conste o respectivo registro.

Cópia da certidão de casamento ou outro documento que ateste a alteração do nome do candidato, caso o nome no diploma não esteja atualizado também é necessária. Vale lembrar que o diploma não poderá ser substituído por certificado de conclusão de curso. Para a modalidade de ingresso de graduado que já tenha concluído 50% do curso, é preciso cópia dos históricos escolares que comprovem as atividades já concluídas na UFJF do curso pretendido.

Confira o Edital.

Outras informações: (32) 2102-3911 – Central de Atendimento
UFJF oferece 949 vagas ociosas nos dois campi
Entenda como funciona o preenchimento de vagas ociosas