Evento é voltado para estudantes interessados em moda, cinema, literatura ou história da imprensa (Foto: Pixabay)

Estudantes interessados em moda, cinema, literatura ou história da imprensa podem se aprofundar em todos esses temas nos eventos que acontecem entre os próximos dias 5 e 13, no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Convidada do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, a pesquisadora Ana Claudia Suriani ministrará palestra e minicurso que analisam a inserção dos textos e imagens de moda em revistas brasileiras, na obra literária de Machado de Assis e em suas adaptações audiovisuais.

Abrindo a programação, na segunda-feira, 5, acontece a palestra “O texto e a imagem nas revistas brasileiras com conteúdo de moda”. Participante do Grupo de Pesquisa “História e Cultura de Moda” do IAD, Ana Claudia irá compartilhar um levantamento feito por ela sobre aspectos discursivos e estéticos da produção em moda na imprensa nacional. A palestra terá início às 18h30, no anfiteatro do Instituto.

Já nas terças-feiras, dias 6 e 13, das 18h30 às 21h, acontece o minicurso “A moda na produção de Machado de Assis: do jornal à televisão”, em dois encontros. Ele será realizado na sala 212 do Instituto e aborda como o tema é trabalhado pelo autor, tanto em sua produção veiculada em jornais, quanto em adaptações para televisão ou cinema. Interessados podem se inscrever até o início do evento, enviando um e-mail com nome completo para o endereço ppg.acl@ufjf.edu.br, com a palavra “inscrição” no assunto.  

Segundo a professora Maria Claudia Bonadio, líder do Grupo de Pesquisa “História e Cultura de Moda”, o convite à Ana Claudia foi feito a partir do edital para professores visitantes da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP), que possibilita a difusão de conhecimento entre pesquisadores de diferentes instituições com a UFJF.

Ela acrescenta também que “tanto a palestra quanto o minicurso dialogam com a proposta do PPG em Artes, Cultura e Linguagens pois conversam com as três linhas de pesquisas de nossa estrutura”. Além disso, compõem um debate interdisciplinar “que pode ser interessante para estudantes de cinema, literatura e comunicação, além da moda”. Ambos os eventos são gratuitos e conferem certificado de participação.

Outras informações: (32) 2102-3362 (Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens)