Idealizado nos anos 80 e localizado em Brumadinho, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, é o maior centro de arte ao ar livre da América Latina (Foto: Shutterstock)

Representantes do Instituto Inhotim são os convidados da terceira edição do Encontro de Educadores de Museus, que acontece nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na ocasião, Yara Castanheira e Luiza Martha Verdolin serão as responsáveis por apresentar as ações educacionais e as diretrizes pedagógicas do espaço. A entrada é franca

Abrigando um complexo com diversos circuitos e ambientes expositivos, articulados com um jardim botânico rico em biodiversidade, o Inhotim desenvolve projetos educacionais em diversas linhas de ação: atuando desde a formação de professores, capacitando os docentes para atividades autônomas no espaço e em sala de aula, até projetos de longo prazo, de formação continuada, nos quais estudantes de escolas públicas aprendem e desenvolvem pesquisas no espaço ao longo de até três anos.

Outras iniciativas de formação de público jovem, maneiras de descentralizar o acesso a espaços culturais e o desafio de articular arte contemporânea, ecologia e formação de público num ambiente imenso serão abordados no encontro.

Voltado para todos os tipos de educadores, estudantes de arte e demais interessados, o Encontro de Educadores convida profissionais atuantes em setores educativos de diversas instituições do país para compartilhar seus conhecimentos e experiências na área de educação. A cada encontro é emitido certificado de participação. Os interessados devem se inscrever com antecipação pelo e-mail arteeducacao.mamm@ufjf.edu.br ou pelo telefone 3229-7621.

O espaço

Idealizado nos anos 80 pelo empresário Bernardo de Mello Paz, e localizado em Brumadinho, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, com uma coleção que ultrapassa 300 peças. Além das galerias com acervo permanente, Inhotim também mantém ambientes dedicados a exposições temporárias.

O Instituto Inhotim destaca-se por inserir seus elementos museológicos num universo paisagístico abundante. Seu Jardim Botânico guarda um acervo com cerca de cinco mil espécies, representantes de vários biomas do mundo. O Instituto possui uma reserva particular de 145 hectares, além da área de visitação com 140 hectares.

As educadoras

Gerente de Educação do Inhotim, Yara Castanheira é mestre em Mídias, Comunicação e Estudos Culturais com ênfase em Educação pela Universidade de Kassel (Alemanha) e pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (Inglaterra). Tem experiência em gestão de projetos educativos e culturais em instituições do Brasil e da Europa. Por meio de sua formação em Design Thinking e em Treinamento Intercultural, atua em facilitação e liderança de equipes. Seus interesses de pesquisa envolvem processos criativos e de aprendizagem.

Luiza Martha Verdolin é educadora do Instituto Inhotim e possui graduação em Ecologia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte  e especializações em Gestão de Processos Educativos pela Faculdade Senac Minas e em Educação Ambiental, com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, pela Universidade Federal de Lavras. No Instituto Inhotim, onde trabalha com projetos educativos desde 2011, atuou em propostas que visam a formação de professores de redes públicas de ensino, ao protagonismo juvenil, à popularização da ciência, ao desenvolvimento de comunidades do entorno e ao atendimento ao público espontâneo do parque.

O Mamm fica localizado na  Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-7621 (Educativo Mamm-UFJF)