Foram discutidos diversos assuntos, como possíveis impactos do resultado das eleições na política de comunicação institucional (Foto: Gustavo Tempone)

Dando seguimento à série de visitas programadas para todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas do campus-sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Administração Superior esteve, na manhã desta segunda-feira, 22, no Anfiteatro das Pró-reitorias, onde conversou com técnico-administrativos (TAEs), trabalhadores terceirizados e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional e da Central de Atendimento.

O reitor Marcus David  expôs as principais ações desenvolvidas pela Gestão nos dois primeiros anos do Reitorado e projetou as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos. O reitor reiterou que a ideia da iniciativa é “nos aproximarmos cada vez mais das Unidades Acadêmicas e Administrativas, através do diálogo”.

Ao expor a situação financeira da Universidade, David destacou a importância das receitas próprias para a UFJF e disse que este é um diferencial, que auxilia na manutenção financeira da Instituição – porém, argumentou que este não é o cenário ideal para o orçamento. “”A Universidade, hoje, consegue operar, paga todas as suas responsabilidades rigorosamente em dia. Mas essa não é uma estratégia que nós defendemos”.

Já o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças ponderou a necessidade da Universidade se planejar de forma mais integrada, agrupando a lógica de funcionamento em três níveis: “a primeira é a macropolítica, que envolve o tripé básico da Universidade – Ensino, Pesquisa e Extensão. Porém, pensamos neles integrados a dois eixos transversais, inovação e cultura, que passam a ter importância fundamental na nossa visão”, disse Eduardo Condé.

Além do pró-reitor de Orçamento, Planejamento e Finanças, David esteve acompanhado pelo secretário geral da UFJF, Rodrigo Souza; pelo Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra; pela pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; pelo Diretor de Inovação, Ignacio Delgado; pelo pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas; pela chefe de Gabinete, Mara Loureiro, pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, além do pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure.

Demandas das Unidades

Ao final das apresentações, os presentes tiveram a oportunidade de debater com os gestores temas relevantes para a Imagem e para a Central. Desta forma, foram discutidos diversos assuntos, como possíveis impactos do resultado das eleições na política de comunicação institucional.

Também foi sugerida uma análise referente às demandas que envolvem Tecnologia da Informação, direcionadas à comunicação universitária. Entre as discussões, foram reiteradas as potencialidades da utilização de novas mídias no trabalho da Imagem Institucional.

No encontro também foi levantada a questão da saúde mental de trabalhadores e estudantes; além da necessidade de instalação de um espaço físico destinado ao curso de Medicina Veterinária. No encerramento, a Administração Superior voltou a realizar uma defesa da Universidade como patrimônio da sociedade brasileira.

Os próximos encontros reúnem servidores, funcionários e bolsistas da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, no dia 23 de outubro, às 16h e 24 de outubro, às 10. Os encontros acontecem no Anfiteatro das Pró-reitorias.