Alunos da Escola Estadual Duque de Caxias conferiram de perto o trabalho inspirado por seus desenhos (Foto: Alice Coêlho)

Os estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias aceitaram um desafio da pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Letícia Perani: desenhar personagens como se eles integrassem o universo dos games. A inspiração dos alunos, por sua vez, também serviu de estímulo para membros do projeto de extensão “Design e Cultura dos Jogos Online”. Guiados pelos desenhos originais dos alunos do Duque de Caxias, os estudantes da Universidade redesenharam os personagens – e, agora, o resultado dessa interação está aberta para o público por meio da exposição, organizada pelo Projeto de Extensão “A ciência que fazemos”, localizada no terceiro andar do Centro de Ciências.

Desafio foi proposto pela pesquisadora Letícia Perani, em uma das visitas do projeto “A ciência que fazemos” (Foto: Alice Coêlho)

Na exposição, são colocados os dois desenhos lado a lado, permitindo que o público veja o processo de criação que leva em conta o contexto de produção de personagens e acessórios para games. Os trabalhos estão expostos durante a 7ª Jornada de Divulgação Científica e seguem em exibição este sábado, 20. O nome da exposição é o mesmo do projeto que possibilitou o desafio: “A ciência que fazemos” é uma iniciativa que leva pesquisadores da UFJF até escolas, de forma a desmistificar o trabalho feito por pesquisadores e despertar interesse dos alunos para os mais diversos ramos da ciência.

Na tarde desta quarta-feira, os alunos da Duque de Caxias puderam presenciar seus desenhos expostos na inauguração do evento. Junto aos estudantes da universidade que os redesenharam, eles puderam conversar sobre o processo de transformação artística. “Os alunos da Duque de Caxias querem entender como os desenhos foram feitos, ao mesmo tempo em que nossos alunos da UFJF também querem saber como os estudantes do ensino médio pensam a questão do design de games”, aponta Perani. “Está sendo muito emocionante essa troca e esse diálogo, é muito bom poder proporcionar isso, muito gratificante.”

Na imagem, a releitura de Hannah Hammoud sobre o desenho de Lara Alves (Foto: Alice Coêlho)

Segundo os alunos do ensino médio, eles se inspiraram em jogos e filmes já existentes para a criação de seus personagens. “Eu gostava muito de desenhar princesas guerreiras, minha inspiração veio de filmes que assistia”, conta a aluna Lara Alves, que teve seu desenho transformado em uma ilustração profissional por Hannah Hammoud, estudante do IAD.

“Quando me deparei com o desenho, tive muita vontade de refazê-lo. Me lembrei da época do ensino médio, em que eu desenhava bastante também. Foi como refazer um desenho meu antigo, uma experiência que eu ainda não tinha feito”, relata o estudante do IAD, Yan Honorato, sobre o procedimento de redesenhar uma ilustração original. “Ver a reação dos alunos é muito interessante, e acho que é uma potência para despertar o interesse pelo curso de Artes da UFJF.”

Para a estudante do ensino médio, Lara Castro, o curso sobre Artes e Design é uma possibilidade que ela almeja para o futuro. “Sou muito apaixonada por arte e desejo fazer essa faculdade, então é muito bom ver outros artistas representando obras que a gente fez. Vemos a diferença entre o ponto de vista de outras pessoas e o nosso. É uma ótima experiência.”