Inscrições abertas pelo telefone (32) 2102-6913 / 6914

A Jornada de Divulgação Científica está chegando em sua sétima edição de cara nova – com uma programação renovada, o evento segue firme em seus objetivos de expandir os horizontes da ciência para estudantes, atrair a curiosidade de interessados por diversos campos de conhecimento e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país. Sediada no Centro de Ciências, um dos complexos de divulgação científica mais completos do Brasil, e no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Jornada acontece entre os dias 16 e 20 de outubro.

Este ano, a temática do evento é “Ciência para a redução das desigualdades”, a mesma escolhida para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O tema é diretamente relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A maior parte do evento é sediada no Centro de Ciências da UFJF (Foto: Ciro Cavalcanti/UFJF)

A novidade desta edição está na reformulação da grade de programação do evento. A partir deste ano, serão realizadas oficinas científicas e culturais durante toda a realização da Jornada. Ao todo, são 15 oficinas aliadas às atividades voltadas para o público em geral; a programação completa pode ser conferida on-line. “A ideia foi trazer questões mais práticas para os participantes, para que essas possam ser reproduzidas depois — tornando, assim, a jornada mais dinâmica”, ressalta o Diretor do Centro de Ciências e organizador do evento, Eloi Teixeira César.

Os temas das oficinas são variados, trazendo desde propostas de técnicas agroecológicas e manejo de bambus até a discussão sobre o incentivo para o ingresso de meninas na ciência. O objetivo é aliar o uso do conhecimento técnico e científico ao combate das desigualdades e à resolução de problemas do dia a dia. A maioria das atividades acontecem no Centro de Ciências, com exceção das oficinas 7 e 11, sediadas no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e feitas por telefone, através dos números (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914. Já no campo de atrações abertas ao público, o evento conta com a Exposição Marie Curie – uma homenagem com painéis que contam a história e a carreira da cientista ganhadora do prêmio Nobel – e a Feira de Matemática.

Outras informações:
Programação completa da 7ª Jornada de Divulgação Científica
(32) 2102-6913 / (32) 2102-6914 (Centro de Ciências)