“Tem menina no laboratório” foi uma das oficinas que deram início à 7ª Jornada de Divulgação Científica (Foto: Twin Alvarenga)

Sob jovens olhares curiosos, a 7ª Jornada de Divulgação Científica teve início no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, 16, com a temática “Ciência para a redução das desigualdades”. Para abrir as atividades, foram realizadas duas oficinas com o intuito de aproximar meninas das ciências exatas, além da Feira de Matemática, que reuniu projetos de alunos de sete escolas públicas.

Na oficina “Arduíno não é só para meninos”, ministrada pelo professor Rodrigo Alves Dias, alunas da Escola Estadual Duarte de Abreu de Juiz de Fora tiveram contato pela primeira vez com a Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica. O objetivo, segundo Rodrigo, é guiar as jovens para despertarem o interesse pela área. “Projetos como esse mostram que a Universidade tem potencial de conseguir fazer mais pela sociedade. Essa criançada está interessada em aprender coisas tecnológicas. Temos que guiá-las nos primeiros passos”, explica.

Programação, que segue até dia 20, estimula estudantes a desenvolver o pensamento científico (Foto: Iago de Medeiros)

A mesma ideia foi fomentada na oficina “Tem menina no laboratório”, coordenada pela professora Zélia Ludwig. “Começamos motivando para elas entenderem de onde é que vem cada coisa trabalhada aqui e como são formadas. Depois, elas colocam a mão na massa e respondem perguntas. Elas pensam, levantam hipóteses e depois comprovam, desenvolvendo o pensamento científico”, acrescenta Zélia.

Os membros do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da UFJF, Jéssica Ferreira, Rafaela Oliveira e Pablo Bastos também estiveram presentes no laboratório para apresentarem às crianças projetos renováveis de energia. “Temos como objetivo levar modelos de energias renováveis para as crianças nas escolas, falar um pouco com elas sobre engenharia e tentar desmistificar um pouco essa questão sobre ser um campo muito difícil. Eu não tive muitas oportunidades como essa quando estava na escola. Acredito que é muito importante, principalmente para as meninas que estão aqui, ver que é possível fazer ciência”, relata Jéssica Ferreira.

Já a Feira de Matemática contou com alunos de seis escolas de Juiz de Fora e uma de Mar de Espanha. Os estudantes apresentaram seus projetos para os presentes. O quarteto Fernanda Villela, Karine Freitas, Hellen Júlia e Sophia Agnes, alunas do 8° ano da Escola Estadual Professor Quesnel, apresentou um plano cartesiano composto por cartelas de ovos e tampinhas de garrafa. Para as jovens, a preocupação com o meio ambiente foi uma das principais motivações para montar o projeto. “Usamos material reciclável porque ele é mais barato e ajuda o meio ambiente. É muito melhor estudar o plano cartesiano desse jeito do que vendo no quadro”, conta Karine. “Essa é uma forma que a gente entende e outras pessoas também podem entender”, complementa Fernanda.

A programação da 7ª Jornada de Divulgação Científica continua durante toda a semana no Centro de Ciências da UFJF. As inscrições para as oficinas ainda estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.