O Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra, na próxima segunda-feira, 15, os 50 anos de sua fundação. A solenidade de comemoração ocorre no mesmo dia, às 18h30, no antigo auditório do ICE e irá contar com a presença do reitor da UFJF, Marcus Vinicius David e da vice-reitora, Girlene Alves, dentre outros convidados. Realizada anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Semana do ICE tem como tema em 2018, justamente, os 50 anos da entidade. A solenidade de comemoração também irá abrir a Semana do ICE 2018.

O evento contará com uma palestra de exibição da história do Instituto, que será ministrada pelo professor do Departamento de Química, Emanoel Felício. “A cerimônia de comemoração dos 50 anos do ICE está inserida na Semana do Instituto e será composta pelas homenagens e por uma palestra do professor Emanoel. A Semana está subdividida nas semanas de cada departamento (Computação, Matemática, Física, Química e Estatística), que são compostas por palestras e minicursos. Teremos, também, na quarta-feira, 17, a já tradicional Feira de Ciências, organizada pelo Departamento de Física e com a participação de toda a comunidade do ICE”, explica o diretor do Instituto, Eduardo Barrére.

Ainda durante a cerimônia, será lançado o selo comemorativo dos 50 anos do ICE. O objeto é uma peça filatélica que possui real valor de porte. “Desta forma, quando usada para postagem de correspondências, divulgará a imagem do Instituto em todas as partes do mundo. E, por eternizar a data celebrada, figura, também, como objeto de coleção”, acrescenta Barrére.

História do ICE

O Instituto de Ciências Exatas nasceu com a reforma universitária de 1968, oito após a fundação da UFJF, que se deu em dezembro de 1960. Com a reforma, foram criados os chamados ciclos básicos e profissionalizantes de ensino. Ela possibilitou, na Universidade, a criação do Instituto de Ciências Humanas e Letras (antigo ICHL), do Instituto de Ciências Biológicas e Geociências (antigo ICBG), e do ICE. Desta forma, em março de 1969, os alunos aprovados nos vestibulares realizados pelas faculdades foram matriculados nos três institutos básicos.

No ano de 1995, o antigo Departamento de Matemática desmembrou-se em dois: Departamento de Matemática e Departamento de Ciência da Computação; ficando, no Departamento de Matemática, apenas os professores ligados ao ensino de disciplinas com conteúdo matemático.

Atualmente, o ICE é composto pelos departamentos de Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática e Química, e oferece cursos de graduação em dois ciclos. O primeiro ciclo corresponde ao curso de Ciências Exatas, que busca dotar o aluno de uma formação universitária baseada em conceitos amplos e básicos, mais próxima da interdisciplinaridade que marca os caminhos contemporâneos da educação. Os alunos do curso de Ciências Exatas têm acesso aos cursos de segundo ciclo com as seguintes formações profissionais: bacharelado em Ciência da Computação, Estatística e bacharelado e licenciatura em Física, Matemática, Química.

Em nível de pós-graduação, são oferecidos os seguintes cursos: mestrados acadêmicos em Física, Matemática, Modelagem Computacional e Química; o mestrado profissional em Educação Matemática; os doutorados em Física e Química; além de diversos cursos de especialização.

Hoje, o ICE é composto por 195 professores, 50 técnico-administrativos, 3 mil alunos do Instituto e atende a 5 mil e 5.500 discentes, entre estudantes do ICE e de outras unidades.  

Outras informações: (32) 2102-3301 – Instituto de Ciências Exatas