Maxi colares e brincos inspirados em ladrilhos hidráulicos presentes em edifícios e casas estão expostos na Galeria Guaçuí, no IAD (Foto: Alexandre Dornelas)

Com o objetivo de expor e incentivar a produção acadêmica, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Fernando Ribeiro, lançou uma exposição dos trabalhos selecionados dos alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, no campo da Moda. O intuito do trabalho exposto era criar maxi colares e brincos que pudessem ser usados em uma produção de moda, tendo como inspiração ladrilhos hidráulicos, muito presentes em edifícios e casas contemporâneas e nos prédios históricos de Juiz de Fora. O desafio foi lançado para os alunos da disciplina Ateliê de Criação e Construção da Forma e o resultado pode ser conferido até a próxima quarta-feira, dia 10.

O professor explica que o trabalho tem um diferencial para os alunos e visitantes. “O trabalho prático faz uma interseção entre Arquitetura e Moda, que a partir de uma pesquisa histórica e de uma prancha imagética sobre os Ladrilhos Hidráulicos, foram observados e analisados como fonte de inspiração para criação dos produtos, com elementos como cores, formas e texturas, sendo que em todos os objetos a matéria prima básica seria o uso obrigatório de EVA, tintas acrílicas e tachas. Outro fator importante é a observação e a linguagem contida em cada objeto, pois trata-se da visão que cada aluno tem sobre um mesmo tema e o espectador poderá ver como materiais tão simples podem fazer grandes produtos”.

É a primeira vez que a exposição é realizada e conta com manequins com vestidos pretos para evidenciar os acessórios. A visitação acontece das 8h às 21h, no espaço central que antecede a galeria Guaçuí, no prédio do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design