Tatiane apresentou artigo sobre as Micro e Pequenas Empresas. (Foto: divulgação)

O Departamento de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) esteve representado, na última semana, durante o 23º Congresso Nacional de Administração (CONAD), realizado em Goiânia. Na ocasião, Tatiane Rosária Aguiar apresentou o artigo “Sustentabilidade financeira: estudo de caso em uma empresa de Governador Valadares”, produzido com o professor da UFJF-GV, Renato Antônio de Almeida.

A publicação foi realizada a partir da pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso da então estudante de Administração, e teve como objeto de estudo uma empresa familiar e tradicional da cidade. Segundo o professor do Departamento de Administração, “poder presenciar a continuidade do esforço voluntário da Tatiane, no sentido de valorizar sua formação e aceitar o desafio de estender essa parceria com a produção de um artigo, é motivo de imensa satisfação e orgulho”.

Para Tatiane, o sentimento é de realização, por ter desenvolvido junto ao professor “uma pesquisa que pode contribuir para a área da Administração e para a gestão de micro e pequenas empresas”. Ela explica que o objetivo da pesquisa era identificar modelos de estratégia adotados pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Buscamos investigar a sustentabilidade financeira de uma MPE familiar, uma vez que esse fator é preponderante na redução da taxa de mortalidade, índice expressivo em empresas com esse mesmo porte e características”.