Programa aprimora qualidade do curso e das atividades desenvolvidas em ambiente virtual (Foto: Cead/UFJF)

Em qualquer área profissional, os cursos de treinamento são uma boa estratégia para manter-se atualizado e trocar experiências. Na Educação a Distância, essa capacitação se torna ainda mais necessária, uma vez que novas ferramentas surgem e o campo encontra-se em constante evolução. Pensando nisso, o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu um curso de treinamento da Plataforma do Moodle 3.3 para os alunos do curso presencial da disciplina “Atenção Primária em Saúde”, ministrada pelo professor da Faculdade de Medicina da UFJF, Márcio Alves.

O treinamento foi dado pelas professoras da equipe de Capacitação do Cead, Olga Ennela e Rita Florentino. Nas aulas online os alunos tiveram acesso a exercícios, puderam trocar mensagens e participar de fórum compartilhado para troca de experiências e espaço para conversação. Segundo o professor Márcio Alves, foi um sucesso absoluto. “Encontramos uma equipe preparada, acolhedora e interessada nos nossos projetos. Já utilizo o Moodle há mais de cinco anos de uma forma intuitiva. Agora, com a nova versão do Moodle 3.3 e com a equipe pedagógica que está nos ajudando muito, demos um grande salto na qualidade do nosso trabalho”, comenta.

Eduardo de Oliveira, aluno de Medicina, avalia o curso como muito proveitoso. “Não conhecia a plataforma e agora eu aprendi as suas funcionalidades e poderemos realizar diversas atividades neste ambiente virtual”, afirma. Já para o estudante de Medicina, Edmar Serafim Gonçalves Neto, a plataforma facilita a comunicação entre a turma. “O Moodle facilita o encontro online do grupo e traz uma nova forma de realizarmos as nossas atividades”, conclui.