Rafael Kenji é diretor de campus do Hult Prize e responsável pela participação da UFJF na competição (Foto: Twin Alvarenga)

No próximo sábado, dia 15, será realizado o 2° Ciclo de Capacitações, organizado pelo Hult Prize UFJF. O evento “Surpreenda-se” acontece no anfiteatro da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), das 14h às 21h, aberto a todos os estudantes da Instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com o preenchimento de um formulário on-line até a data da realização da capacitação. Será conferido certificado de participação.

O evento visa a qualificar os estudantes para a primeira participação da UFJF no Hult Prize. O prêmio, que anualmente é concedido na competição, tem o valor de U$ 1 milhão, destinado ao financiamento da equipe universitária proponente da solução mais inovadora do desafio apresentado para o ano, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O estudante de medicina e diretor de Campus da Hult Prize UFJF, Rafael Kenji, destaca a importância do evento para quem pretende integrar a etapa deste ano. “As capacitações preparam as equipes para a criação de uma startup, seu desenvolvimento e amadurecimento, elaboração de proposta de valor, assim como vendas e marketing, associada à captação de investidores.”

No sábado, serão conhecidos a equipe vencedora deste ano do Hult Prize e o tema que será proposto para 2019. Para edição 2018, o desafio era “Aproveitando o poder da energia” que buscava uma solução para utilizar de forma criativa a energia.

Kenji estará presente na final, realizada neste sábado, 15, em Nova York, representando a UFJF e o Brasil. “Tenho uma série de reuniões propostas para captar parceiros e investidores para o prêmio na UFJF e para as equipes selecionadas. É o maior prêmio de empreendedorismo estudantil do mundo, com mais de 300 investidores convidados de cerca de 30 países.”

Como participar do Hult Prize

O primeiro passo é integrar uma equipe de três a quatro membros. Rafael Kenji recomenda que os interessados procurem os manuais do participante, disponíveis na página do Facebook e compareçam aos eventos de capacitação, que contribuem para engajamento do time, preparação para o pitch (apresentação da startup) e elaboração da proposta de startup.

As pré-inscrições já podem ser feitas, o que antecipa e agiliza a preparação dos interessados. A inscrição efetiva poderá ser feita a partir do dia 15 de outubro até o dia 15 de novembro, por meio do site que será disponibilizado para todas as universidades do mundo, ao mesmo tempo.

Na UFJF serão três equipes vencedoras. Em dia a ser definido, os jurados avaliarão o pitch das equipes pela manhã e tarde. À noite as 12 melhores se reapresentarão no Cine-Theatro Central, sendo selecionadas as três mais inovadoras. A avaliação será feita baseada em uma tabela oficial de critérios, comum a todas universidades participantes.

A primeira colocada obtém a classificação para a etapa regional do Hult Prize, que deve acontecer na Bélgica, Austrália ou Canadá. A segunda e terceira serão avaliadas e podem ser classificadas, posteriormente. Após as regionais e nacionais, as 50 melhores equipes do mundo compõe o Accelerator – etapa de dois meses para aperfeiçoamento dos projetos realizada no Castelo do Hult Prize, em Londres -. São selecionadas seis propostas que têm a chance de conquistar o prêmio na final em Nova York.

Confira a programação completa do 2° ciclo de capacitação deste sábado, 15.

Hult Prize

O Hult Prize é o maior prêmio de empreendedorismo estudantil do mundo, é organizado pela Hult International Business School, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Clinton Foundation. Desde 2010 é premiada anualmente a ideia mais inovadora para o desafio proposto pela organização. O Brasil ainda não esteve entre os vencedores.

Outras informações estão disponíveis nas páginas da Hult Prize UFJF no Facebook e no Instagram ou pelo grupo formado pelo WhatsApp.