Trabalho é fruto de observações de dobras reais, como de tecido, montanhas, pele, corpos e rios (Foto: Divulgação)

O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta terça-feira, dia 11, a mostra “Labirintos contínuos”, de Pamela Reis. As visitações poderão ser feitas até o dia 21 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h com entrada gratuita.

“Labirintos contínuos” apresenta desenhos feitos a grafite sobre tecido, realizado a partir de um fluxo contínuo de linhas soltas e sombreamentos, formando paisagens abstratas. O trabalho surgiu através de observações de dobras reais, como de tecido, montanhas, pele, corpos e rios, por exemplo.

A inspiração para criar a exposição veio de uma inquieta mania de observar as coisas com os olhos de artista e desenhá-las em pensamento até que se tornem realidade.  A artista procura fazer seu trabalho como forma de expressão de desenhos, significado por composições de linhas e manchas que foram criadas a partir de suas observações. Ao traçá-las, as relações vão se estabelecendo e formando novas possibilidades, como as de sobreposição, de agregações de cheios e vazios.

Para Pamela, “cada obra é única, assim como cada instante em que as identifiquei como forma plástica. A maneira como são expostas, em fileira contínua de um canto ao outro da sala da galeria, na altura dos olhos, obriga o espectador a dar uma volta completa pelo espaço, atentando-se a pequenos detalhes das obras que, por sua vez, em seu tamanho diminuto e formato circular, sem cantos, início ou fim, é, na verdade, um convite-provocação para o espectador desavisado que vai encontrar, sem saber que terá que realizar um esforço para observar uma a uma e, se assim se permitir, perder-se nestes labirintos contínuos”.

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro.

Outras informações: (32) 3215-3850 – Forum da Cultura