Campanha conta com ações de debate e prevenção ao adoecimento mental e suicídio

A campanha nacional de caráter preventivo e informativo do Setembro Amarelo estará contemplada nas ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante todo mês, visando debater o assunto e divulgar as formas de apoio que a instituição contém para toda comunidade acadêmica. A iniciativa foi feita pela Diretoria de Imagem Institucional, em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). O vídeo divulgado nesta sexta-feira, 6, teve repercussão positiva em outras instituições federais do país que tem vinculado a campanha.

O diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio de Oliveira Guerra, destaca a importância da campanha na reafirmação do compromisso da universidade com o acolhimento dos alunos, com a prevenção ao adoecimento mental e o suicídio. Ele afirma, ainda, que o cuidado na produção dos materiais foi um essencial para o reconhecimento das ações propostas. “Procuramos encontrar um foco para construir uma campanha que tivesse sensibilidade e cautela na abordagem, atendendo a orientação dos psicólogos com quem conversamos.”

Além da campanha nas redes sociais, a UFJF instalou banners, está produzindo reportagens de conscientização sobre a temática e a orientando sobre as formas de apoio existentes nos dois campus. Até o momento, as universidades federais de Uberlândia (UFU), do Paraná (UFPR), do Mato Grosso do Sul (UFMS), de Pelotas (UFPel), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) repercutiram a campanha por meio da reprodução do vídeo.

A coordenadora de comunicação da Unirio, Renata Leão, acredita que o tom da campanha feita pela Diretoria de Imagem Institucional é o ideal para tratar o assunto. “A Imagem Institucional da UFJF é uma referência para nós nesse tipo de campanha. A do Setembro Amarelo, em especial, foi abordada de uma forma muito sensível, que gera empatia e informa ao mesmo tempo. Além disso, se aproximando dos alunos, podemos prevenir”, aponta.