Em função da  31ª Corrida Duque de Caxias, o trânsito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será alterado durante a manhã deste domingo, 26.  Às 7h, a entrada de carros na instituição pelo Portão Sul – localizado na Avenida Presidente Itamar Franco – ficará impedida, e a previsão é de que o fluxo seja liberado a partir das 10h. A largada do evento será na Praça Cívica da UFJF, às 8h, e após passar por ruas do Bairro São Pedro e da BR-440, os participantes retornam ao campus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settra), o tráfego será impedido na Via São Pedro (BR-440), entre as ruas Roberto Stiegert e Otávio Malvacini, e no Campus da UFJF no sentido Portão Sul (Avenida Presidente Itamar Franco)/Norte (São Pedro), das 7h às 10h, mas não haverá mudança no sentido oposto. Outra alteração no trânsito próximo à instituição é a proibição de estacionamento de veículos na Rua Adolfo Kirchmaier, a partir das 18h do sábado, 25, até às 11h de domingo, 26.

As intervenções acontecem como forma de garantir a segurança dos participantes durante a execução da prova e se estendem até as 10h. Agentes de Trânsito e/ou Polícia Militar estarão nos principais cruzamentos para orientar os motoristas.

Mudança no trajeto de ônibus

As linhas 544 (Recanto dos Brugger), 548 (Adolpho Vireque / Via Jardim Casa Blanca / Morada do Serro) e 549 (Nova Germânia) terão alteração em seu itinerário. Para realizar o caminho no sentido Centro/bairro, os ônibus passarão pelas avenidas Presidente Itamar Franco e Eugênio Nascimento, ruas Liduino Vieira dos Reis e Álvaro José Rodrigues, Avenida Presidente Costa e Silva. A rota para o sentido Bairro/Centro não sofrerá mudança.

As linhas 560 (Avenida Presidente Itamar Franco) e 590 (Zona Sul – UFJF/Centro de Atenção à Saúde – CAS) farão o seguinte trajeto no sentido Centro/bairro: avenidas Presidente Itamar Franco, Eugênio Nascimento e Waldir Pedro Monachesi, Serviço Social da Indústria (Sesi-Minas). Já o caminho no sentido Bairro/Centro não será alterado.

Trajeto da corrida

A corrida terá início e fim no campus da UFJF. Após a largada, os competidores seguirão pelas ruas José Lourenço Kelmer, Adolfo Kirchmaier, Avenida Pedro Henrique Krambeck (em cima da laje da galeria da BR-440, até a Rua Roberto Stiegert), Avenida Pedro Henrique Krambeck (margem direita), até a Rua Otávio Malvacini, retornando pela Avenida Pedro Henrique Krambeck (margem esquerda), até a Rua Roberto Stiegert, Avenida Pedro Henrique Krambeck (em cima da laje da galeria da BR-440), ruas Adolpho Kirchmaier e José Lourenço Kelmer, até chegar novamente à Universidade.