Robinson Gomes (de verde e amarelo) já havia vencido a edição da prova em 2015 e, em 2016, é considerado o segundo mais rápido do Brasil na categoria sub-20 (Foto: Luiz Carlos Lima)

Robinson Gomes (de verde e amarelo) já havia vencido a edição da prova em 2015 e, em 2016, é considerado o segundo mais rápido do Brasil na categoria sub-20 (Foto: Luiz Carlos Lima)

Deu dobradinha da UFJF na prova masculina da 29ª edição da Corrida Duque de Caxias, disputada neste domingo, 4. Com um tempo de 22min24s, Robinson Gomes, de 19 anos, que já havia vencido a edição de 2015, chegou ao bicampeonato da competição. Em segundo, chegou o aluno Francisco Lima, de 16 anos, com o tempo de 23min43s. Ambos defendem a equipe do projeto de extensão Centro Regional de Atletismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria-UFJF). A corrida, promovida pelo Exército, contou com cerca de 800 participantes, que realizaram um trajeto de 7km, com largada e chegada na Universidade e percurso com trechos no Bairro São Pedro.

“Fiquei muito feliz de vencer novamente esta prova, isso mostra que continuo mantendo um bom ritmo e evoluindo”, avaliou Robinson, que projeta resultados ainda melhores para a próxima temporada. “Treinei muito esse ano para a prova de pista, sendo considerado o segundo mais rápido do Brasil na categoria sub-20. Espero que no próximo ano, em que vou estar em uma nova categoria, os resultados sejam ainda melhores.”

Para o treinador e coordenador do Projeto, o professor Jorge Perrout, os resultados obtidos não foram surpresas, apesar de ambos atletas competirem em categorias sub-20 e sub-18. “Já era esperado que o Robinson tivesse uma boa colocação, pois treina no projeto há quatro anos e já obteve a terceira colocação na Corrida da Fogueira, além de ser o vice-campeão brasileiro de provas entre 5 mil e 10 mil metros; e o Francisco tem evoluído muito nos treinamentos. Como treinador, acompanho o progresso deles e é bacana ver o sucesso e o projeto funcionando bem, sinal de que estamos no caminho certo”.

O pódio masculino teve ainda em terceiro o atleta Aristides Bastos.No feminino, a atleta da equipe do Granbery/Educação Física, Aline Barbosa, de 27 anos, chegou em primeiro, com o tempo de 28min03s. Danielle Fávero e Nayara Moreira ficaram com segundo e terceiro lugares respectivamente. Entre as pessoas com deficiência, Tina Costa ganhou no feminino e Robson Andrade, no masculino.