O I Encontro de Economia Criativa de Juiz de Fora será realizado no sábado, dia 25, no Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  das 9h às 17h30. Contando com o apoio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt-UFJF), o evento reunirá representantes de áreas criativas, como cultura, tecnologia, turismo e lazer, para troca de conhecimento sobre empreendedorismo e inovação neste setor.

De acordo com o Sebrae, Economia Criativa é o conjunto de negócios que têm o capital intelectual, a cultura e a criatividade como insumos primários para gerar valor econômico. Além de promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015, segundo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado pela Firjan no ano de 2016.

A organizadora do evento, Wanessa Bittar, explica como surgiu a ideia do encontro. “No atual cenário, de Juiz de Fora como cidade de referência na área de serviços e, principalmente, no que diz respeito aos serviços educacionais, surge a necessidade de iniciar o fomento da economia criativa, estabelecendo conexões entre todos aqueles envolvidos com o setor.”

Representantes de instituições educacionais, estudantes dos setores criativos e de políticas públicas, empreendedores e interessados pelo tema poderão participar de palestras, workshops e debates sobre Economia Criativa durante todo o dia. Na parte da manhã, empresas juniores da UFJF e a incubada do Critt, Imersa, compartilharão os desafios e as oportunidades que encontraram no setor criativo.

E o diretor do Critt, Ignácio Godinho Delgado, participará do debate “Juiz De Fora: um potencial polo de Economia Criativa na Zona da Mata Mineira”, juntamente com os professores da UFJF, Ricardo Cristöfaro (do Instituto de Artes e Design -IAD) e Christina Ferraz Musse (da Faculdade de Comunicação – Facom).

Segundo Wanessa, a expectativa é criar novas conexões e estimular o surgimento de mais iniciativas neste setor, de modo que ele cresça no ambiente de empreendedorismo e nas pautas públicas. “A economia criativa, se bem articulada, potencializa muitos setores e ainda afirma a identidade local. E o melhor, fomenta uma economia limpa e aquecida de pequenos empreendedores que geram renda e trabalho para a população local.”

O I Encontro de Economia Criativa de JF será encerrado com um workshop prático de empreendedorismo facilitado pelo diretor de Conteúdo e co-fundador do Instituto de Educação por Experiência e Prática (Ieep) Nicolas Giffoni. Haverá emissão de certificado para o turno da manhã e da tarde.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente aqui.

Confira a programação completa do I Encontro de Economia Criativa de Juiz de Fora

Outras informações: (32) 2102-3435 (Critt-UFJF)