Nos últimos anos, o aumento no número de alunos com problemas relacionados à depressão, ansiedade e outros distúrbios tem preocupado instituições de ensino. Em muitos casos, o quadro vem se agravando devido à falta de conhecimento sobre sintomas iniciais. Pensando em conceder espaço para um diálogo aberto e interdisciplinar sobre o assunto, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Farmácia realiza o I Simpósio de Saúde Mental da Faculdade de Farmácia.

O evento acontece nos dia 29, 30 e 31 de agosto, no anfiteatro 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Além de apresentar conteúdos científicos, o simpósio contará com atividades que visam a auxiliar os alunos na prevenção e tratamento destes problemas, contando com o auxílio de profissionais da área. A relevância do tema fez com que a procura excedesse o esperado, e as inscrições do evento já estão encerradas.

O psiquiatra David Sender é um dos palestrante no evento. Ao tratar sobre a depressão, ele ressalta a relevância do debate, principalmente no meio acadêmico. “Normalmente a doença se revela na juventude, pois o ambiente universitário gera vários gatilhos devido à pressão da faculdade e da inserção no mercado de trabalho”. Segundo Sender, “a depressão é um dos transtornos mentais mais comuns e conhecidos, mas ainda extremamente subdiagnosticado e estigmatizado, já que as pessoas têm em mente o estereótipo da depressão grave, ocultando os casos moderados e leves.”

De acordo com a psicóloga palestrante do evento, Janaína Siqueira, “antigamente, só se tratava de saúde mental depois que um quadro de estresse ou depressão se manifestava. Hoje trabalhamos com a identificação de pensamentos, emoções e sentimentos para prevenir que esses casos aconteçam”.  Além das palestras, o simpósio também contará com outras abordagens, como o ioga.

A UFJF conta com serviços gratuitos voltados à atenção e à discussão sobre saúde mental  para os estudantes e população de Juiz de Fora.

Outras informações: (32) 2102-3802 – Faculdade de Farmácia