atendimento_psicologico_foto_ilustrativa_FOto_Gessica_Leine_UFJF

UFJF possui serviços oferecidos em pró-reitoria, no HU e no Centro de Psicologia Aplicada (Foto: Géssica Leine/UFJF/UFJF)

Sair de casa, fazer uma graduação e atuar na carreira dos sonhos é o objetivo de muita gente, mas às vezes o estresse, a correria, as cobranças do dia a dia e a saudade de casa podem acabar atrapalhando o desempenho.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece serviços gratuitos de saúde mental, voltados tanto para a comunidade acadêmica como para o público em geral. Na coluna #UFJFoportunidades desta semana, reunimos oito desses serviços.

Localizada na Reitoria, no campus, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil oferece programas voltados exclusivamente para os alunos da Universidade. São eles:

Apoio Psicológico Individual
Com psicólogos e assistentes sociais, é oferecido ao aluno um espaço de acolhimento e escuta com o objetivo de refletir sobre a vida acadêmica, as questões afetivas e emocionais que podem ocorrer durante a experiência universitária. Um dos objetivos é encontrar, em conjunto, uma forma de não deixar que os problemas do cotidiano falem mais alto que o bem-estar do estudante. Para ser atendido, o aluno precisa marcar um horário na própria pró-reitoria, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Programa Fora de casa
É uma iniciativa que busca reunir estudante de fora da cidade para discutir e reelaborar pensamentos e sentimentos, relacionados a temas como saudade de casa, problemas de adaptação seja a uma república nova ou à cidade e outros tópicos espontâneos do grupo. O seminário de apresentação do projeto, em 2017, aconteceu há duas semanas. Novas intervenções serão apresentadas em breve.

Grupo DeBoas
Com previsão de início no segundo semestre deste ano, o Grupo DeBoas é focado nos alunos que vêm sofrendo com problemas de ansiedade. Por meio de técnicas de relaxamento e bastante conversa, objetiva amenizar os efeitos do estresse e da ansiedade, impedindo que comprometam as esferas pessoal, social e acadêmica.

Atendimento Psicológico Individual

(Foto: Géssica Leine)

Centro de Psicologia Aplicada oferece orientação vocacional e atendimento individual e em grupo (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Vinculado à UFJF, o Centro de Psicologia Aplicada (CPA), localizado na Rua Santos Dumont, 214, no Bairro Granbery, oferece serviços voltados a toda a comunidade. O Apoio Psicológico é uma forma de terapia em que o paciente procura, com o auxílio e orientação do psicólogo, expressar seus problemas e ansiedades, tentando investigar as causas e encontrar soluções para o seu mal-estar e sofrimento. Este serviço é disponibilizado para qualquer pessoa, independentemente de ter vínculo com a UFJF ou não. Para ser atendido, há uma lista de espera. Segundo o CPA, nova agenda será disponibilizada em julho, para que novos pacientes possam ser atendidos.

Grupo de tímidos
Para ajudar quem se incomoda com a própria timidez e as consequências que esse traço pode ter na vida social e acadêmica, a CPA criou o Grupo de Tímidos. O objetivo é auxiliar os integrantes a desenvolver habilidades necessárias durante as interações sociais do cotidiano por meio de viés terapêutico e psicossocial. Os encontros semanais ocorrem de acordo com o dia e o horário definidos conforme a disponibilidade dos participantes.

Orientação Vocacional
Pretende escolher uma profissão ou já está cursando faculdade, mas acha que não se encaixa no curso? O serviço de orientação vocacional esclarece algumas dúvidas e indica, junto com o paciente, a melhor opção.

Centro de Apoio Psicossocial do Hospital Universitário (Caps Liberdade HU)
O Caps oferece uma gama de serviços de saúde mental, que envolvem assistência social, atendimento psicológico individual e em grupo, terapia ocupacional, enfermagem e psiquiatria.

O serviço, aberto a toda a população, é voltado exclusivamente a moradores da Zona Oeste de Juiz de Fora, que inclui bairros próximos ao campus, como São Pedro, Nossa Senhora de Fátima, Borboleta, Cascatinha e Teixeiras.

Para obter uma vaga, o interessado deve procurar a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do seu bairro ou que seja de referência, onde será avaliado pelo médico do posto, que decidirá pelo encaminhamento ao Caps.

O Caps Liberdade HU fica na Rua Melo Franco 11, no Bairro São Mateus. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h. Telefone: (32) 3690-7022.

Atendimento especializado sobre álcool e drogas
A unidade Dom Bosco do Hospital Universitário oferece serviço especializado a pessoas com problemas de alcoolismo e drogas. Para conseguir a vaga, o interessado deve também procurar o posto de saúde de seu bairro, para que o médico local analise e decida pelo encaminhamento ao serviço. O ambulatório atende toda sexta-feira, a partir das 13h, a moradores de qualquer região da cidade.

O HU Dom Bosco fica na Avenida Eugênio do Nascimento s/nº, Bairro Dom Bosco. Telefone: (32) 4009-5401