Bosisio e Valéria executarão obras de Mozart, Mendelssohn, Manuel de Falla e Fritz Kreisler (Foto: Divulgação)

Um dos principais violinistas brasileiros, Paulo Bosisio se apresenta neste sábado, dia 28, em concerto integrante da programação do 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Neste concerto em que executará obras de Mozart, Mendelssohn, Manuel de Falla e Fritz Kreisler, o instrumentista estará acompanhado da pianista Valéria Gazire. A apresentação será às 20h, no Teatro Pró-Música, com entrada franca, entretanto, os convites devem ser retirados no dia, das 8h30 até às 17h30, sendo o máximo de quatro por pessoa.

Bosisio e Gazire abrem a apresentação com a sonata KV 301, que faz parte de uma série de várias compostas em 1778 na cidade alemã de Mannheim, quando Mozart contava com apenas 22 anos. Segundo Bosisio, a obra tornou-se uma das mais populares, pela especial beleza de seu lirismo e elegância.

Mendelssohn compôs a Sonata em Fa Maior em sua fase mais madura, nove anos antes de sua morte, em 1847. Trata-se, na avaliação do violinista, de uma “potente peça em estilo concertante, com grandes demandas técnicas para os dois instrumentos”. Foi redescoberta pelo famoso violinista Yehudi Menuhin na segunda metade do século XX.

Manuel de Falla é  considerado o maior compositor erudito espanhol. Nascido em 1876, foi fortemente influenciado pelo folclore de seu país.  A Suite Popular Espanhola, primeiramente idealizada para canto e piano, foi adaptada para violino por seu autor, com a colaboração do grande violinista polonês  Paul Kochanski.

O concerto se encerra com Fritz Kreisler (1875-1962), o mais festejado violinista da primeira metade do século XX. Vienense de nascimento, compôs peças como a Liebesleid (Tristezas do Amor) e Liebesfreud (Alegrias do Amor), que traduzem o brilho e charme da Viena de seu tempo.

O Programa:

– Wolfgang Amadeus Mozart: Sonata em Sol Maior KV301; Allegro con spirito;  Allegro

– Felix Mendelssohn: Sonata em Fa Maior; Allegro vivace; Adagio; Assai vivace

– Manuel de Falla: Suite Popular Espanhola; El pano moruno; Nana; Cancion; Polo; Asturiana;   Jota

– Fritz Kreisler: Liebesleid; Liebesfreud

Todos os concertos noturnos são precedidos de palestras ministradas pelo professor do curso de Música da UFJF, Rodolfo Valverde, com início às 19h.

O Teatro Pró-Música fica localizado na Avenida Rio Branco 2.329, no Centro da cidade.

Confira a programação completa do 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Outras informações: (32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música-UFJF)