Pedro Mota se apresenta tocando trompete  (Foto: Divulgação)

Gênero musical essencialmente brasileiro, surgido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX e consolidado no século XX, o chorinho ganha espaço na programação do 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Nesta quinta-feira, às 20h, haverá apresentação do Trio de Choro no Teatro Pró-Música. A entrada é franca e os convites serão distribuídos no Centro Cultural Pró-Música-UFJF até às 17h30, sendo o máximo de quatro convites por pessoa.

Formado por Nilton Moreira (flauta), Pedro Mota (trompete) e Marcos Flávio (trombone), o trio já passou por palcos de todas as regiões do Brasil e levou aos Estados Unidos esse que é o principal representante da música popular do país, de acordo com Moreira.

Nilton Moreira toca flauta (Foto: Divulgação)

Além de concertos, o grupo realiza oficinas e pesquisas acadêmicas relacionadas ao gênero, pois os músicos são fundadores do grupo de pesquisa Choro na Universidade. Professores da UFJF (Nilton Moreira), UFSJ (Pedro Mota) e UFMG (Marcos Flávio), e doutores na área musical, os três também são muito conhecidos e premiados nacional e internacionalmente em suas carreiras individuais. Nesta edição do festival, os integrantes do trio também ministrarão oficinas relativas a seus respectivos instrumentos.

Para o repertório dessa apresentação, o Trio de Choro apresentará canções de compositores e expoentes do Choro, dentre eles Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Abel Ferreira. Por meio de performances com toques pessoais de cada solista, improvisos e contrapontos, esses importantes representantes do gênero serão homenageados no concerto. Como de costume, por onde passam os amigos convidam músicos de destaque de cada região, com o objetivo de enriquecer o ritmo musical, trazendo a união dos instrumentos europeus com os africanos, característica desse estilo urbano. Em Juiz de Fora, as participações especiais serão de Márcio Gomes (pandeiro); Wellington Duarte (violão de sete cordas); Marcio Hulk (cavaquinho); e Armando Junior (violão).

Marcos Flávio se apresenta com (Foto: Divulgação)

Da programação do concerto constam as seguintes músicas: “Proezas de Solon” (Pixinguinha e Benedito Lacerda); “Naquele tempo” (Pixinguinha e Benedito Lacerda); “Machucando” (Adalberto de Sousa); “Betinho” (Dante Santoro); “Princesinha no Choro” (Dominguinhos); “Espinha de bacalhau” (Severino Araújo); “Acariciando” (Abel Ferreira); “Peguei a reta” (Porfírio Costa); “No Rancho Fundo” (Ary Barroso); “Vê se gostas” (Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca); “Carioquinha” (Waldir Azevedo); “Santa Morena” (Jacob do Bandolim); e “Na Glória” (Raul de Barros).

Todos os concertos noturnos são precedidos de palestras ministradas pelo professor do curso de Música da UFJF, Rodolfo Valverde, com início às 19h.

O Teatro Pró-Música fica localizado na Avenida Barão do Rio Branco 2.329, no Centro.

Confira a programação completa do 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Outras informações: (32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música-UFJF)