(Foto: Divulgação)

Premiação aconteceu durante o 16º  Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, em Florianópolis (Foto: Divulgação)

O professor Fábio Carbogim e a mestranda Franciane Silva Luiz, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram premiados na 16ª edição do Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (Senaden) e 13º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (Sinaden), realizados em Florianópolis.

O 16º Senaden e 13º Sinaden têm como tema central discussões sobre diretrizes curriculares nacionais, formação profissional, sistematização da assistência de enfermagem e políticas públicas de educação e saúde, além das ações da enfermagem para promoção da saúde da população.

O prêmio “Vilma de Carvalho” foi instituído pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e patrocinado pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da UFRJ. Esse prêmio se destina às pesquisas desenvolvidas na área de ensino de enfermagem. Segundo Franciane, que está no primeiro ano de seu Mestrado, Vilma de Carvalho foi uma personagem muito importante no âmbito da Educação em Enfermagem no Brasil e das Diretrizes Curriculares para o curso Superior em Enfermagem. “Considero esse prêmio um indicativo de que estamos no caminho certo no que se refere ao processo de (re)pensar a formação em Enfermagem”, analisa.

Reconhecimento
O estudo contemplado com primeiro lugar foi “Conhecimento de estudantes de enfermagem sobre primeiros socorros: ensaio clínico randomizado”. A pesquisa foi realizada durante o doutorado do professor Fábio da Costa Carbogim, com objetivo de avaliar o conhecimento de estudantes de graduação em Enfermagem antes e após uma intervenção educativa, sobre primeiros socorros, utilizando a Metodologia de Ensino Ativo para o desenvolvimento do Pensamento Crítico (Meapc), associada à Aprendizagem Baseada em Problema, do inglês Problem Based Learning (PBL).

Concluiu-se que os estudantes que participaram da intervenção, tendo por base o PBL orientado pela Meapc foram mais estimulados para o aprendizado quando comparados aos estudantes em que não se aplicou o Meapc, constatando assim a efetividade do Meapc associado ao PBL para o estímulo e mediação do conhecimento.

Além do reconhecimento, os autores da pesquisa ganhadora do primeiro lugar foram contemplados com passagens de ida e volta para participar do Senaden no ano subseqüente ao da premiação.

Em segundo lugar, novamente uma pesquisa liderada pelo professor Fábio Carbogim: “O Ensino do Pensamento Crítico nos currículos de enfermagem de Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras”. No estudo foi feito um estudo avaliando currículos e pesquisando junto aos coordenadores de curso, docentes e discentes sobre como o pensamento crítico vêm sido estimulado e ensinado nas faculdades e escolas públicas de graduação em Enfermagem de todo país.

Segundo o professor, este trabalho é a primeira fase de estudo multicêntrico internacional, coordenado pela Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería. No Brasil, a rede é coordenada pelos professores Fábio Carbogim, Vilanice Alves de Araújo Püschel (docente da Escola de Enfermagem da USP) e Larissa Bertacchini de Oliveira (doutoranda pela Escola de Enfermagem da USP).

De acordo com o Fábio, essas duas premiações sinalizam para o processo de consolidação do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFJF. “Considero essas premiações um indicador que mostra que estamos no caminho certo”.