Com o intuito de demonstrar uma interação cada vez maior entre a propaganda política na televisão e as redes sociais, a acadêmica Vanilda Gomes Cantarino de Magalhães desenvolveu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa analisou os programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE)  e as páginas do Facebook dos quatro principais candidatos ao cargo de prefeito de Juiz de Fora no ano de 2016 (Bruno Siqueira, Margarida Salomão, Noraldino Júnior e Wilson Rezende).

Vanilda revela que se interessou pelo tema ao notar uma mudança no quadro das últimas eleições, depois de aprovada no Congresso a redução do tempo disponível para o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: “apesar da propaganda política na televisão ter sua hegemonia, a nas redes sociais vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente a partir das últimas eleições.” Assim, a pesquisadora buscou a relação entre esses dois meios de comunicação e o benefício gerado por essa união.

A análise do conteúdo presente nos dois meios tinha por objetivo responder às seguintes questões elaboradas pela pesquisadora: os temas veiculados nas páginas do Facebook dos candidatos foram os mesmos divulgados durante os programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral?; Qual a imagem dos candidatos construída durante o período eleitoral?; Houve uma tendência ao personalismo nas campanhas eleitorais?; Qual a retórica mais utilizada pelos candidatos?

A acadêmica considera que sua pesquisa adquire importância social já que apresenta um caminho a ser percorrido pelos futuros candidatos a cargos políticos: “a relevância da pesquisa é mostrar a importância dos dois modelos com tendência para uma utilização ainda maior das mídias digitais nas próximas eleições.” Para Vanilda, dessa maneira, os candidatos saberão como utilizar cada meio de forma a ganhar destaque no período eleitoral.

Entre os resultados obtidos, a acadêmica destaca o forte tom personalista utilizado, a tentativa dos candidatos de omitir os partidos políticos, dada a atual crise política, e o  forte conflito entre a retórica utilizada pelo candidato à reeleição Bruno Siqueira e o discurso adotado pela oposição, que tentou desconstruir e apontar os problemas da cidade.

O professor orientador, Luiz Ademir de Oliveira, acredita que o trabalho de Vanilda tem  importância por tratar de estratégias midiáticas em um momento de crise institucional com um enfoque regional. Além disso, para o docente, a pesquisa expõe a principal função de cada um dos meios utilizados em decorrência da mudança no quadro eleitoral: “em 2015, o Congresso aprovou uma nova legislação que reduziu o tempo e a importância do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, que sempre funcionou como o principal meio de propaganda nas campanhas majoritárias. Ao reduzir o espaço do HGPE, as redes sociais passaram a ter uma importância, principalmente para os candidatos que sempre tiveram pouco espaço na mídia massiva.”

Contatos:
Vanilda Gomes Cantarino de Magalhães (mestranda):
vancantarino@yahoo.com.br

Luiz Ademir de Oliveira (orientador- UFJF):
luizoli@ufsj.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira (orientador- UFJF)
Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF)
Profa. Dra. Carla Montuori (UNIP)

Outras informações:(032) 2102-3616- Programa de Pós-Graduação em Comunicação