(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Músicos apresentaram obras de Mozart, Bach, Vinícius Amaro e Alceu Camargo, numa sequência que abordou didaticamente a evolução da orquestra a partir de inovações técnicas que permitiram a evolução dos instrumentos (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Nesta terça-feira, 12, a Orquestra do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu alunos do Colégio de Aplicação João XXIII e da Escola Estadual Mercedes Nery Machado na primeira edição do Concerto Didático. O evento conta com a participação dos alunos do curso de Música, que apresentam seus instrumentos aos visitantes no intuito de aproximá-los da música clássica e inspirá-los a explorar novas possibilidades.

Depois de serem introduzidos aos cursos e instalações da UFJF e terem almoçado no Restaurante Universitário, os alunos das duas escolas chegaram ao Anfiteatro do IAD. O Concerto se iniciou às 14h, com uma apresentação inicial dos instrumentos, além de explicações históricas, técnicas e estilísticas de cada um deles. Flauta, violino, viola, violoncelo, trompa e percussão foram alguns dos instrumentos utilizados na ocasião.

Após este primeiro momento, os músicos se juntaram para performar obras de Mozart, Bach, Vinícius Amaro e Alceu Camargo, numa sequência que abordou didaticamente a evolução da orquestra a partir de inovações técnicas que permitiram a evolução dos instrumentos. Em seguida, alguns alunos que participavam da visita foram convidados a reger a Orquestra, numa interação lúdica que os tirou da plateia e os colocou no palco. Por fim, foi feita uma visita ao IAD, guiada pelos professores e organizadores do projeto Rodolfo Vieira Valverde e Bruna Caroline, com explicações sobre as formas de ingresso nos cursos do Instituto.

(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Alguns alunos que participaram da visita foram convidados a reger a orquestra, numa interação lúdica que os tirou da plateia e os colocou no palco (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Coordenador do curso de Música, Rodolfo comentou a iniciativa de agregar o Concerto Didático à visita ao campus, que já é realizada na UFJF. “Não só mostramos o que a Universidade pode oferecer aos alunos, mas, principalmente, nós quebramos algumas barreiras. Durante o ensino médio, de um modo geral, os jovens são direcionados a profissões supostamente rentáveis, e não contemplam todas as possibilidades que eles têm. Com a apresentação, buscamos expandir esse horizonte e incentivá-los a buscar uma carreira com a qual eles realmente tenham uma conexão e prazer em exercê-la”.

Inspiração
Estudante do primeiro período do curso de bacharelado com especialização em violino, Júlia Hellen Nogueira de Paiva explicou que a performance foi não só uma chance de praticar suas habilidades mas, também, oportunidade para inspirar outras pessoas que desejam seguir carreira na música. “Assim como nós estamos introduzindo o curso de música aqui hoje, lá atrás eu tive uma professora da educação infantil que apresentou o Conservatório ao meu irmão. Vendo ele, eu também tive a vontade de conhecer esse universo, fui apresentada ao violino e me apaixonei.”

Aluno da Escola Estadual Mercedes Nery Machado, Vinícius Martins, de 14 anos, participou da dinâmica “brincando de regente”, em que comandou sozinho toda a Orquestra. “Nunca tive contato com música clássica, mas foi muito legal. Eu fiquei com um pouco de medo no início mas acabei me divertindo bastante”.

O Concerto Didático acontece novamente nesta quinta-feira, também às 14h, como parte de mais uma visita no campus. Escolas interessadas em levar seus alunos para conhecer a Universidade e a Orquestra do IAD, podem se inscrever na lista de espera do Programa de Visitas através do e-mail visitas@comunicacao.ufjf.br.

Mais informações
2102-3966 (Programa de Visitas)