A orquestra do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fará duas apresentações do Concerto Didático, na terça-feira, dia 12, e na quinta, dia 14, às 14h, no auditório do instituto, localizado no campus sede. No repertório da orquestra, obras de Mozart, Johann Sebastian Bach, Glazunov, Alceu Camargo e Vinícius Amaro.

O projeto Concerto Didático é pensado para levar música erudita a pessoas que não possuem o hábito de frequentar salas de concerto ou de ouvir músicas do repertório erudito tradicional. Nele, são apresentados cada um dos instrumentos da orquestra, ressaltando suas particularidades e, em seguida, acontecem as apresentações musicais. Antes da execução de cada música do programa, é feita uma explicação do período em que a música foi composta, de suas características estilísticas e técnicas, assim como de seu compositor. Após o encerramento das músicas que constituem o programa, os presentes são convidados a realizar dinâmicas de interação com a orquestra e abre-se também espaço para perguntas.

O coordenador do curso de Música da UFJF, Rodolfo Vieira Valverde, ressalta a importância do projeto. “O Concerto Didático dá visibilidade ao curso de música e, ao mesmo tempo, integra a comunidade, que passa a ter  contato com a música erudita e os instrumentos de uma forma mais descontraída e lúdica.”

Os alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF, e da Escola Estadual Mercedes Nery Machado participarão do primeiro dia do projeto. O Concerto Didático possui uma duração aproximada de duas horas e é aberto ao público em geral, com entrada franca. A única restrição é a quantidade de lugares disponíveis no Auditório, que é de aproximadamente cem cadeiras.

Confira a programação do Concerto Didático

Outras informações: (32) 2102-3966 (Cerimonial da UFJF)