O evento acontece no Auditório Geraldo Pereira, no IAD (Foto: Caique Cahon)

O evento acontece no Auditório Geraldo Pereira, no IAD (Foto: Caique Cahon)

Apresentar a música clássica para pessoas que não frequentam salas de concerto, explicar a função dos instrumentos e esclarecer dúvidas de forma descontraída. Esses são alguns dos objetivos do “Concerto Didático”, organizado pela Orquestra do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece nos dias 12 e 14 de junho, às 14h, no Auditório Geraldo Pereira, no IAD. O Concerto contará com a presença dos alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, no primeiro dia, e da Escola Estadual Deputado Oliveira Souza, de Bicas, no segundo dia.

A professora organizadora, Bruna Caroline de Souza Berbert, destaca que o Concerto Didático é uma oportunidade para que as pessoas possam ter maior contato com a música erudita. “Muitas crianças e jovens nunca puderam assistir a um concerto orquestral presencialmente, pelos mais diversos motivos. Então, compartilhar o trabalho educativo e artístico realizado pelos alunos e profissionais do Departamento de Música da UFJF é essencial para que essas novas gerações despertem sua curiosidade e gosto por eventos artístico-culturais relacionados à música.”

Além da oportunidade de assistir à apresentação dos alunos da Orquestra, os participantes poderão conhecer cada um dos instrumentos e suas particularidades. Também haverá uma breve explicação das músicas antes de suas execuções – o período em que ela foi composta, além de características estilísticas e técnicas. Após o encerramento, os participantes serão convidados a realizar dinâmicas de interação com a orquestra.

De acordo com Bruna, esse tipo de atividade promove uma apreciação musical mais ativa do público, de forma a despertar o interesse e a sensibilidade dos participantes. A organizadora ressalta a importância do evento para os integrantes da orquestra. “É uma oportunidade prática de performance e uma ocasião de aprendizado das diferentes formas. Por exemplo, o músico poder interagir com o seu público de maneira informal e criativa, independente do tipo de repertório executado”, declarou.

Neste primeiro semestre de 2018, a orquestra do IAD conta com sete violinistas; três violoncelistas e flautistas; dois violistas; um clarinetista, pianista, saxofonista, percussionista e violonista. O aluno interessado em fazer parte da orquestra deve estar matriculado nos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Música da UFJF e se inscrever no período de matrículas do calendário acadêmico, ou solicitar matrícula aos coordenadores dos cursos de Licenciatura ou Bacharelado em Música. Alunos de outras unidades acadêmicas ou que desejam se matricular via disciplina isolada devem entrar em contato com os coordenadores.

O Concerto Didático é aberto ao público e a entrada é franca. Para participar não é necessária nenhuma inscrição prévia.

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design