Participantes poderão atuar como árbitros em categorias de base e de amadores (Foto: Estela Loth)

Foi pênalti? O gol estava impedido? A falta era para cartão? Essas são perguntas feitas com frequência após partidas de futebol. O I Curso de Arbitragem de Futebol de Campo começou nessa quinta, 3, e vai abordar questões como essas.

O curso será realizado em nove encontros, que acontecerão na sala de multimeios da Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid), nas noites de terça e quinta. A iniciativa surgiu com o objetivo de renovar o quadro de arbitragem da Liga de Futebol de Juiz de Fora, que é parceira neste projeto. O público-alvo são jovens acadêmicos e profissionais de educação física. As inscrições foram encerradas no dia 1º de maio com 60 participantes.

As aulas serão ministradas pelo ex-árbitro Álvaro Quelhas, atualmente, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Quelhas tem no currículo quase 600 partidas apitadas, durante mais de 20 anos de atuação. Além de partidas do estadual, ele integrou o quadro oficial da FIFA de 2000 a 2004.

Abertura do curso contou com os professores Marcelo Matta, Daniel Martinez e Álvaro Quelhas (Foto: Alexandre Dornelas)

Abertura do curso na noite de quinta, 3, contou com os professores Marcelo Matta, Daniel Martinez e Álvaro Quelhas (Foto: Alexandre Dornelas)

“No Brasil, a gente ainda carece de educação esportiva. Toda rodada de jogos nós temos várias discussões, então é muito importante formar as pessoas nesse aspecto”, destacou o professor sobre a necessidade de investir no conhecimento das regras de arbitragem.

O diferencial do curso é que, além de abordar as regras do jogo, os alunos também serão orientados sobre tática, preparação física e nutrição. O aprendizado será formado, ainda, por aulas práticas e palestras com outros árbitros que dividirão a experiência com os participantes.

Para o professor da Faefid Marcelo Matta, um dos organizadores do curso, é fundamental para o árbitro conhecer sobre tática para antecipar as jogadas. “O futebol é imprevisível, mas o árbitro precisa entender o que está acontecendo em uma partida para que esteja em cima das situações e consiga interpretar, analisar e tomar a decisão na aplicação da regra”, disse.

Os egressos do curso poderão atuar em jogos das categorias de base e de amadores adultos. “A intenção é que realizem trabalhos nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15 já no segundo semestre de 2018”. Segundo Matta, ainda não há previsão para abertura de uma nova turma do curso, mas que a demanda será avaliada.

Mais informações: I Curso de Arbitragem de Futebol de Campo