O Centro Acadêmico Mário José dos Santos, formado por estudantes de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promoverá a XXIII Semana de Filosofia, entre os dias 21 a 25 de maio, no anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Nesta edição, o evento terá como tema central “Subjetividade e Mente”, visando a discutir questões presentes no debate filosófico desde sua origem, mas que ganham novos contornos na filosofia moderna e contemporânea.

Segundo o estudante do 5º período integral de Filosofia e um dos organizadores da XXIV Semana, Frederico Krepe, o evento é uma tradição do curso e sempre teve como objetivo promover discussões filosóficas com um viés mais reflexivo e crítico. “A partir do momento em que a Filosofia se constitui e, com ela, o ímpeto de explicar a natureza e os fenômenos humanos, há uma tentativa de se esclarecer o que nos estabelece como seres humanos, a natureza humana universal”, diz.

Ainda de acordo com Krepe, o primeiro esforço nesse sentido se dá com Sócrates e, especialmente com Platão, que tenta mostrar o caráter situado entre o “divino” e o “animal”, mostrando como a alma seria aquilo que “anima os seres” e diferencia humanos dos demais. A partir do século XVII, com a distinção proposta por Descartes e o esforço de se fundamentar a liberdade humana, esse debate se intensifica, ora defendendo os seres humanos como puramente materiais, ora como uma espécie de interação e consciência.

Pensar para agir

O estudante esclarece que esse debate ganhou um novo contorno à medida em que a psicologia e as neurociências se desenvolveram, uma vez que ambas se empenham em explicar o funcionamento do cérebro e da cognição humana, mas dessa vez a partir do auxílio do método científico, conforme suas respectivas abordagens. Os debates sobre a subjetividade, por sua vez, perpassam praticamente toda a história da Filosofia como uma questão central, colocando a dimensão humana como parte essencial da reflexão sobre a vida, sobre a sociedade e sobre a realidade.

A importância dessa interseccionalidade, conforme explica Krepe, é que essas concepções servem para influenciar a prática de áreas como psicologia, psiquiatria, direito, que também serão contempladas pela programação da XXIV Semana. “Praticamente todas as teses materialistas, por exemplo, defendem que não existe livre-arbítrio nos seres humanos. Mas como iremos defender a responsabilização se não existe liberdade? Ou como as pessoas irão sair do sofrimento ou ter escolhas na vida se isso não é possível? Esse debate acaba influenciando uma série de concepções e faz com que a prática possa se alterar”, conclui.

Sendo assim, a organização espera reunir 200 participantes de diversos cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais. As inscrições já podem ser feitas via formulário on-line ou presencialmente, a partir da próxima segunda-feira dia 7, na cantina do Instituto de Ciências Humanas (ICH). A programação completa será divulgada em breve, na página do evento no Facebook. Os interessados em submeter trabalhos à exposição nos espaços de comunicação livre já podem se candidatar, conforme edital.

Outras informações: (32) 2102-3107 – Graduação em Filosofia