A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora (Progepe/UFJF), em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Saúde (SS), promove uma semana de vacinação contra a febre amarela no campus universitário. A ação, que ocorre entre os dias 19 (segunda-feira) e 23 (sexta) de março, tem como principal objetivo aumentar a cobertura vacinal na cidade.

Durante toda a semana, profissionais da PJF, da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar da UFJF (Cossbe), além de professores e alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade estarão no saguão da Reitoria, no centro do campus, entre 8h e 16h, para realizar a aplicação da dose única da vacina, destinada àquelas pessoas que ainda não se vacinaram. A ação é aberta à comunidade acadêmica e à população do entorno da Universidade.

“O trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde é fundamental para a ampliação da cobertura vacinal contra a febre amarela e ter um posto avançado no campus facilita o acesso para toda a comunidade acadêmica – servidores, estudantes e terceirizados – e a população residente no entorno”, afirma a coordenadora de Saúde, Segurança e Bem Estar da UFJF, Renata Faria.

Quem não pode se vacinar?

Podem se vacinar pessoas com idades acima de 9 meses e que não possuam nenhuma das seguintes contraindicações:

– Alergia grave a ovo;
– Transplantados;
– Pessoas que fazem tratamento com corticoides em doses imunossupressoras;
– Submetidas a tratamento com imunossupressores;
– Que já tomaram a vacina anteriormente;
– Pessoas com histórico de doenças do timo;
– Pessoas com doenças hematológicas e neoplásicas;
– Portadoras de doenças autoimunes; e
– Pessoas com lúpus.

Nos casos de doenças agudas febris, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Quem precisa de orientação médica para se vacinar?

– Pessoas em tratamento com radioterapia/quimioterapia, que devem esperar três meses após o tratamento para se vacinarem; e
– Pessoas com HIV/AIDS.

Acadêmicos passam por capacitação

Os profissionais e estudantes envolvidos na aplicação das doses irão participar, nesta sexta, 16, de um treinamento, desenvolvido pela Secretaria de Saúde. Os participantes desta atividade – que ocorre das 8h às 10h, no Centro de Vigilância em Saúde serão instruídos quanto à preparação correta da dose, refrigeração, conservação, e à técnica adequada para aplicação.

Outras informações: (32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
(32) 2102-3928 – Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar